Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Fórum nacional discutiu formas de democratizar a leitura


13 de outubro de 2010

No dia 07 de outubro, foi realizado, em Brasília (DF), o Fórum Nacional ?Mais Livro, Mais Leitura nos Estados e Municípios?. Pomovido pelos ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com a participação do Plano Nacional do Livro e leitura (PNLL), o objetivo do fórum foi mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e secretarias de educação e cultura de todo o país para o desenvolvimento e a implantação do projeto ?A Leitura e o Livro nos Planos Municipais e Estaduais? (PMLL e PELL), lançado durante o próprio fórum.


 



Durante o evento, destinado aos dirigentes estaduais e municipais de educação e cultura, parlamentares, prefeitos, representantes das entidades do livro e especialistas na área, houve palestras e mesas de debates que discutiram sobre a formulação de políticas públicas do livro e leitura, e sobre a importância da democratização do acesso a esses meios, como condição para a inclusão social, o exercício pleno da cidadania e a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano nos municípios e estados brasileiros.


 



A criação de planos estaduais e municipais de livro e leitura é um dos principais objetivos do PNLL, que desde a sua criação, em agosto de 2006, previa um prazo de três anos para o início dessa estratégia de ação.  Espera-se que, até o final de 2009, a maioria dos estados e municípios tenha aderido ao projeto e, com isso, esteja desenvolvendo os seus planos.


 



Um novo portal na internet e a edição de um guia fazem parte do projeto e oferecerão informações completas sobre o assunto. Por meio do site, será possível a capacitação a distância.


 


 



Fóruns e oficinas regionais


 



O Fórum Nacional deu início aos fóruns e oficinas regionais que terão a missão de mobilizar governos estaduais e municipais de todo o Brasil para a importância das políticas públicas e das ações voltadas ao fomento à leitura e ao acesso ao livro. O Portal ‘Mais Livro e Mais Leitura’, que integra o projeto, será uma grande ferramenta para divulgação, informação e credenciamento, mas principalmente para o monitoramento, formação de agentes públicos e assessoria a distância para a implantação dos planos, além de um intercâmbio e rede social de colaboração.


 


 


 


A união do governo, da sociedade civil e do setor produtivo para o desenvolvimento da leitura no Brasil foi um dos temas debatidos durante o fórum. Outro tema que chamou a atenção foi Leitura, Educação e Cidadania: O poder transformador da leitura.


 


 


O Fórum Nacional contou com o apoio do Consed, Undime, Fórum dos Presidentes dos Conselhos Estaduais da Cultura, Fórum dos Dirigentes Estaduais e Municipais da Cultura, Frente Parlamentar Mista em Defesa da leitura e representantes do legislativo; Unesco, Unicef, OEI, e das entidades fundadoras do Instituto Pró-Livro (Abrelivros, CBL e SNEL) . O patrocínio foi do Instituto Pró-Livro.


 


 


 


Com informações da Envolverde (envolverde.ig.com.br)

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador