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Erradicação da Miséria

Fórum Publicidade de alimentos e infância premia participante


24 de outubro de 2013

Carolina Torres é a ganhadora do livro “Publicidade de Alimentos e Crianças – Regulação no Brasil e no mundo”, coordenado por Isabella Henriques e Veet Vivarta, editado pela Saraiva, e gentilmente cedido pelo Instituto Alana. A mobilizadora receberá em casa a publicação.

O livro foi sorteado entre todos os participantes do Fórum “Publicidade de alimentos e infância”, promovido pela Rede Mobilizadores, de 14 a 18 de outubro. A atividade contou com a participação do coordenador de Comunicação do Instituto Alana, João Lacerda.

A publicação, lançada em parceria com a ANDI Comunicação e Direitos, e a LIDS (Harvard Law & International Development Society), da Universidade de Harvard, discute questões relativas à regulação da publicidade de alimentos em oito países: Brasil, Canadá, Austrália, Estados Unidos, Suécia, França, Alemanha e Reino Unido, além da União Europeia, para subsidiar as discussões legislativas e formulações de políticas públicas no Brasil.

De acordo com o Instituto Alana, é fundamental a regulação da publicidade no país, especialmente quando dirigida a crianças, que estão em fase de desenvolvimento psíquico, afetivo e cognitivo e, por isso, são mais vulneráveis aos apelos para o consumo. “Hoje, apesar de todos os dispositivos constitucionais e legais que protegem a criança, não há uma legislação com regras claras e específicas para a publicidade que impacta o público de até 12 anos – seja por conter mensagens que despertam a identificação da criança, seja por estarem inseridas em meio à programação infantil”, afirmam representantes do instituto. As agências e anunciantes atuam apenas com base em um acordo de autorregulamentação, que não prioriza os interesses do cidadão e não protege a infância.

O objetivo da discussão foi levantar questões acerca da influência da publicidade nos hábitos alimentares das crianças e discutir as formas de regulação da propaganda dirigida ao público infantil. Segundo dados do Ibope, as crianças brasileiras ficam mais de cinco horas por dia em frente à televisão, o que demonstra o quão sujeitas estão à propaganda.

Sorteio

Sorteado: Carolina Torres

Livro: Publicidade de Alimentos e Crianças – Regulação no Brasil e no mundo

Coordenadores: Isabella Henriques e Veet Vivarta

Editora: Saraiva

Cedido pelo Instituto Alana

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