O projeto Tom da Amazônia, que se baseia na obra do compositor e maestroTom Jobim, e em sua preocupação com a preservação do meio ambiente, para promover a educação musical e a cidadania entre estudantes do ensino fundamental, chega a Rondônia. O projeto será implantado em 200 escolas do estado através de uma parceria entre Furnas, Eletronorte, Fundação Roberto Marinho e Instituto Antonio Carlos Jobim.Além de incentivar a preservação do patrimônio ambiental brasileiro e a cultura musical dos estudantes, o projeto estimula os alunos a serem agentes ativos na área ambiental, capacitando-os a diagnosticar os problemas ambientais dos ecossistemas onde habitam e motivando-os a propor e realizar ações concretas para a solução das destas questões.
O projeto inclui a distribuição de um kit educativo para 1.280 escolas da rede pública do Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Goiás. Os temas trabalhados nos produtos do kit são: geografia; águas; ecologia dos ecossistemas; história de ocupação; cultura; povos indígenas e comunidades tradicionais; Amazônia urbana; desenvolvimento sustentável; áreas legalmente protegidas; e economia.
Alem disso, o projeto prevê a capacitação de cerca de 2.500 professores da região; ações educativas desenvolvidas por professores e alunos; acompanhamento e avaliação do projeto; comunicação dos resultados da iniciativa; e participação no prêmio Tom do Amazônia ? um concurso entre as escolas participantes com premiação das que se destacarem nas ações de melhoria do meio ambiente.
Será feita uma pesquisa com escolas e alunos participantes do projeto sobre a utilização do material educativo. Além disso, vão ser avaliadas as atividades desenvolvidas nas escolas a partir da implementação do projeto, bem como as ações locais em prol do meio ambiente.
O projeto é uma extensão do Tom da Mata, o primeiro da série Tom, criado em 1998, e dedicado à Mata Atlântica. Em 2003, foi criado o Tom do Pantanal, que explora as características da maior área naturalmente alagada do mundo. Nestes projetos, cerca de duas mil escolas foram atendidas.
O Convênio para implantação do projeto Tom da Amazônia em Rondônia foi assinado por Furnas, Eletronorte e Fundação Roberto Marinho, no dia 26 de junho, em Porto Velho.