Estimular e fortalecer a participação da sociedade civil e garantir efetivo controle social na implementação do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). Este é o objetivo dos representantes do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) que participam, até esta quinta-feira (19) e em 5 cidades, das oficinas regionais de divulgação da consulta pública para o aperfeiçoamento do PNA.
A coordenadora do Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades, Gleyse Peiter, participa nesta quarta-feira (18) da oficina em Brasília; ela também esteve nos encontros do Rio de Janeiro (11) e de Curitiba (12).
Em Brasília, Peiter disse que o objetivo do grupo é “divulgar e reforçar as políticas públicas já existentes, voltadas aos grupos socialmente vulneráveis e que estão vinculados ao enfrentamento dos impactos e das repercussões dos eventos climáticos”. Ela explicou que há uma convergência entre a agenda da adaptação às mudanças do clima com a questão do enfrentamento à pobreza e à exclusão social.
Participaram da mesa de abertura do secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Klink; O coordenador-geral de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio Rojas; e o assessor da Secretaria Executiva do FBMC, Neilton Fidelis.
Participação social – A contribuição do GT Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades estimulou a inserção no Plano Nacional de Adaptação de um capítulo que trata especialmente dos grupos com maior exposição aos riscos da Mudança do Clima e que são mais suscetíveis à insegurança alimentar – populações indígenas, comunidades tradicionais e grupos de baixa renda.
As oficinas são realizadas pelo grupo executivo do Comitê Interministerial de Mudanças do Clima, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
As cinco cidades que estão no circuito são Rio de Janeiro (11), Curitiba (12), Fortaleza (13), Brasília (18) e Manaus (29).
Qualquer pessoa ou instituição interessada, de qualquer lugar do país, pode contribuir com o Plano Nacional de Adaptação na página http://hotsite.mma.gov.br/consultapublicapna/. As sugestões podem ser cadastradas até este domingo, 22.
O GT Mudanças Climáticas, Pobreza e Desigualdades foi criado em 2009, no âmbito do FBMC, sob a coordenação do COEP. Além de coordenar o GT, Gleyse Peiter é também secretária-executiva do COEP e coordenadora-geral da Rede Mobilizadores.
Fonte: Rede Mobilizadores