Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Governo deve fechar projeto de nova rede pública


13 de outubro de 2010

No final de setembro, o governo deve enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória ou um projeto de lei que cria uma nova rede pública de comunicação, a partir da fusão da Radiobrás ? Empresa Brasileira de Comunicação e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que coordena a TVE. A nova estrutura dará origem a um projeto de comunicação pública para televisão, rádio e internet.


?Já amadurecemos o debate, têm-se as conclusões todas, os ajustes finais estão sendo dados agora e agora o debate passa para o Congresso Nacional que tem a constitucionalidade de decidir?, disse o assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Delcimar Pires.


Ao participar da Conferência Nacional Preparatória de Comunicações, Delcimar Pires reafirmou que o regime de contratação dos servidores será o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para garantir ?impessoalidade?. Segundo ele, em princípio, os trabalhadores da Acerp e Radiobrás serão incorporados ao quadro da nova empresa. Porém, Pires afirma que, no futuro, os funcionários da Acerp terão que fazer concursos públicos, pois não foram admitidos por essa via no formato jurídico de organização social.


?Os funcionários da Acerp, como não tem concurso público, com o tempo haverá necessidade de fazer concurso para a prestação de serviço na nova empresa?. E completa: ?nesse primeiro momento há dispositivo legal para incorporar todos à nova empresa porque, senão, a empresa pára de funcionar. A empresa vai absorver esses funcionários por um prazo determinado até que se organizem os concursos?.


A criação da nova rede pública de televisão vem sendo discutida por um grupo de trabalho criado em abril. O grupo tem a atribuição de discutir três temas: modelos de financiamento, gestão e rede. Os participantes do grupo são representantes dos ministérios da Educação, Cultura e Comunicações sobre a coordenação do ministro Franklin Martins.


A Radiobrás possui uma rede composta por seis emissoras de rádio, três de televisão, duas agências de notícias, serviços de clipping e o programa de rádio Café com o Presidente. A Acerp comanda três emissoras de televisão, inclusive a TV Escola, produzida para o Ministério da Educação, e duas emissoras de rádio.


O assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disse que a previsão é que os recursos da nova empresa em 2008 sejam de R$ 350 milhões.


Fonte: Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br/ ), com base em matéria de Yara Aquino

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador