A primeira reunião do grupo de trabalho internacional com o tema ?Turismo e Modos de Consumo e de Produção Sustentáveis?, em Paris, teve por objetivo levantar bons exemplos de turismo sustentável e criar uma metodologia de trabalho que fomente as reproduções dessas iniciativas no mundo. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro, e contou com a participação da secretária Nacional de Programas e Desenvolvimento do Turismo Maria Luisa Leal.
“No primeiro momento mostramos as boas práticas de turismo sustentável em que estamos investindo no Brasil e conhecemos as experiências de outros países”, explica Leal. Em sua apresentação, a secretária mostrou programas estruturantes do Ministério do Turismo (MTur) focados no turismo sustentável, como o Programa de Regionalização, Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur) e Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur).
Os países participantes conheceram ainda as ações e metas de certificação e sustentabilidade do MTur. “O Programa Turismo Sustentável e Infância, os requisitos de sustentabilidade dos Meios de Hospedagem, que estamos testando já em alguns hotéis, e as normas de turismo de aventura foram apresentados como exemplos de boas práticas”, destaca a secretária. “Nosso objetivo é estimular o turismo, respeitando o equilíbrio ambiental e sociocultural”, completa.
O grupo de trabalho internacional surgiu dentro do Fórum da Terra de Joanesburgo, na África do Sul, em 2002, que iniciou um trabalho de 10 anos sobre consumo e produção sustentáveis, chamado de Processo Marrakech. Após este encontro, o grupo vai se reunir duas ou três vezes ao ano para apresentar resultados. Dezenove países foram convidados para integrar o grupo de trabalho, entre eles a Austrália, China, Costa Rica, Índia, Marrocos, África do Sul e Reino Unido.