Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Hortas comunitárias geram trabalho e renda de modo cooperativo e solidário


13 de outubro de 2010

Desde o final de 2008, o Projeto Colhendo Sustentabilidade, que acontece na cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, oferece aos participantes a oportunidade de criar e cultivar hortas comunitárias ecológicas, trocando experiências e conhecimentos, e ainda gerando trabalho e renda de modo cooperativo e solidário.



?Por meio do cultivo em hortas, o Colhendo Sustentabilidade incentiva a prática da agricultura urbana e periurbana (na periferia da cidade) para consumo próprio e geração de renda. O público-alvo é a população de baixa renda?, explica o coordenador técnico pedagógico do projeto, Bruno Cavalcante.



As atividades são contínuas, gratuitas e qualquer morador interessado pode participar. Os encontros acontecem duas vezes por semana em hortas comunitárias divididas em três espaços produtivos, dois no bairro Itatuba e um no Parque do Lago Francisco Rizzo. O projeto também realiza parcerias com escolas, unidades de saúde e instituição da sociedade civil.



Nos espaços comunitários, os participantes aprendem a prática e conteúdos teóricos. Os principais temas abordados são: agroecologia, agricultura urbana, segurança nutricional, geração de trabalho e renda, empreendedorismo e economia solidária.



?Os alimentos cultivados nas hortas comunitárias vão para as famílias que participam do projeto e os excedentes são vendidos em feiras livres. O objetivo é combater a fome, além de desenvolver e ampliar a agricultura familiar para geração da renda?, ressalta Cavalcante.



O motorista Nelson Francisco de Souza, 54 anos, participa das hortas comunitárias no Parque Rizzo desde o início do ano. Desempregado desde 2000, Souza está no projeto para aprimorar técnicas de cultivo para seu sítio localizado em Juquiá (SP).



?Para quem quer se educar em meio ambiente, o projeto é excelente. Agora, pretendo aplicar no meu sítio uma agrofloresta e técnicas de plantio orgânico na horta?, destaca.



Para o aposentado Carlos Turano, 54, que atuava no setor industrial, o projeto tem dado uma nova perspectiva. Participante do projeto desde o início, Turano já produziu uma composteira e aprendeu novas técnicas de plantio.



?Tenho sítio do lado do Embu e, como sou aposentado, quis participar do projeto para trocar aprendizados e incorporar para minha agricultura tradicional. Aprendi a produzir sem agrotóxicos, a fazer húmus da minhoca, biodetergente e fertilizantes?, diz.



O Colhendo Sustentabilidade é uma iniciativa da Prefeitura de Embu das Artes através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e tem apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e execução técnica da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE). O projeto já beneficiou mais de 130 famílias. No ano que vem, a cidade pretende difundir e ampliar as hortas comunitárias.



Para participar do Colhendo Sustentabilidade é necessário fazer a inscrição nos próprios locais dos encontros: no Parque Rizzo (Rua Alberto Giosa, 300 ? Centro), às segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h30; em Itatuba, no Centro de Controle de Zoonoses (Estrada Velha de Cotia, 336), às terças e sextas-feiras, das 8h30 às 11h30. Informações pelo telefone (11) 4704-5948.




* Com informações do Aprendiz/Vivian Lobato

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador