O Idec lançou, no dia 1º de outubro, a campanha + Orgânicos, a fim de promover o consumo desses alimentos no Brasil. Ela pretende disseminar informações sobre os benefícios dos orgânicos frente aos alimentos convencionais – ou seja, produzidos com agrotóxicos e a partir de um modelo de monocultura e de grandes propriedades.
A iniciativa faz parte da campanha global Green Action Week, realizada em vários países ao mesmo tempo com o apoio da Swedish Society for Nature Conservation (SSNC), com o objetivo de questionar os padrões de produção e consumo de alimentos.
Benefícios para a saúde e mais
O conteúdo da campanha está reunido na página http://www.idec.org.br/especial/maisorganicos. Nela, há informações sobre como os orgânicos fazem a diferença tanto na etapa de produção quanto na hora da compra.
“Além de não usar aditivos químicos e, dessa forma, preservar os recursos naturais e a saúde de trabalhadores rurais e consumidores, os orgânicos e agroecológicos são produzidos por pequenos e médios agricultores, de maneira diversificada, e comercializados de forma mais direta, possibilitando a troca de experiências e a chance de saber exatamente de onde vem o alimento”, destaca Renata Amaral, pesquisadora do Idec.
Já os convencionais, que hoje dominam o mercado, além de usar venenos, estão ligados a um modo de produção calcado em grandes propriedades de monocultura, com pouca variedade, e comercialização em grandes redes de supermercado, com diversos intermediários entre o produtor e o consumidor.
Fonte: Idec