A proposta de criação de um festival de arte e cultura em São Paulo, apresentada por um estudante na edição 2006 do Parlamento Jovem do Estado, foi transformada em projeto de lei. A idéia do festival é de autoria do estudante Demetrio Cesar da Silva Xavier Sobrinho, que participou do Parlamento Jovem no ano passado quando era aluno da 8ª Série da Escola Estadual Francisco Milton de Andrade, localizada no Parque Continental III, em Guarulhos.
?O Parlamento Jovem não pode ser encarado como uma atividade extra-escolar. Algumas idéias são difíceis de implementar. Outras, porém, podem acabar sendo adotados pelo Poder Público. Isso é a democracia em sua forma mais pura?, afirma Sebastião Almeida (PT), deputado que aproveitou a idéia de Demetrio para a apresentação do projeto de lei nº 1262/07. O projeto determina que o governo do estado deverá regulamentar e organizar o Festival de Cultura e Arte Estudantil, estendendo o evento a todas as unidades da rede pública e particular, no primeiro semestre de cada ano.
A idéia do festival é promover atividades como teatro, música, dança, cinema, artes plásticas, literatura, poesia, fotografia, grafite, entre outras. ?Isso vai patrocinar a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural?, destaca o deputado estadual. ?Também servirá para preservar e difundir o patrimônio cultural material e imaterial, além de incentivar pesquisas e projetos de formação cultural?.
O projeto de Almeida exige que os recursos utilizados para a realização do Festival de Cultura e Arte Estudantil venham da Secretaria Estadual de Cultura. ?Não podia deixar isso nas mãos da Secretaria da Educação, que já investe muito pouco na rede e não poderia contar com mais esse acréscimo de gastos?, afirma o parlamentar.
O Parlamento Jovem do Estado de São Paulo é organizado pela Assembléia Legislativa. O evento foi iniciado em 2000 e desde então reúne estudantes das redes pública e privada, que podem sugerir leis aos deputados. O Parlamento Jovem se reúne uma vez por ano, com a participação de 94 alunos.
Fonte: Comunique-se (www.comunique-se.com.br)