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Infância e Consumismo é tema de novo debate online na Rede Mobilizadores


4 de dezembro de 2012

Infância e Consumismo é o tema de novo debate que a Rede Mobilizadores promove em Fórum online que acontece de 10 a 14 de dezembro. O objetivo é debater de que forma as crianças têm influenciado o consumo de suas famílias, sua vulnerabilidade às propagandas e os efeitos do consumismo exacerbado, como obesidade infantil, erotização precoce e distorção de valores.

Para pautar o debate, serão disponibilizados textos, cartilhas e vídeos relacionados ao tema e uma entrevista com Gabriela Vuolo, coordenadora de Mobilização do Instituto Alana, que lançou recentemente, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a cartilha “Consumismo Infantil: na contramão da sustentabilidade”.

A questão deverá ganhar maior relevância no governo a partir do ano que vem, pois a previsão é de que em janeiro seja criado um Grupo de Trabalho Interministerial que se debruçará sobre o tema. Capitaneado pelo MMA, o grupo contará, a princípio, com a participação dos ministérios da Educação e da Saúde e das secretarias de Direitos Humanos e do Consumidor. A ideia é coordenar ações e trabalhar questões que vão da obesidade infantil ao descarte de lixo, do compartilhamento de brinquedos à publicidade infantil.

Para Gabriela Vuolo, “o consumismo não é um problema de um motivo só. Os pais têm um papel importante de estabelecer limites e dar exemplos, para não levar os filhos a uma lógica consumista sem perceber. A publicidade também tem um papel muito importante nesse contexto. Pesquisas mostram que até 12 anos de idade as crianças não diferenciam a publicidade da programação. Essa vulnerabilidade tem que ser respeitada”.

De acordo com o Instituto Alana, concentrar todos os esforços no consumo é contribuir, dia após dia, para o desequilíbrio global. O consumismo infantil, portanto, é um problema que não está ligado apenas à educação escolar e doméstica. Especialistas alertam que, embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, as crianças que aprendem a consumir de forma inconseqüente e desenvolvem critérios e valores distorcidos são de fato um problema de ordem ética, econômica e social.

O fórum acontece no Eixo Participação, Direitos e Cidadania. Clique aqui para participar!!

Para saber mais sobre o tema,veja também:

Cartilha Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade

Texto A publicidade e o consumo infantil

Texto Publicidade infantil: Proibir ou não proibir?

Texto A difícil arte de ser criança no século XXI

Vídeo Criança, a alma do negócio

Vídeo Publicidade infantil – Caminhos da Reportagem

Vídeo Instituto Alana

Vídeo Mídia e Consumo Infantil – bloco 1
Mídia e Consumo Infantil – bloco 2

Vídeo A evolução do consumo infantil

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