Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Iniciativas da IPS visam aumentar democratização da informação


13 de outubro de 2010

A agência internacional de notícias Inter Press Service (IPS) acaba de apresentar duas novas iniciativas de comunicação, que buscam estabelecer pontes com outros meios estatais e independentes na América Latina e no Caribe: seu novo site latino-americano na internet (www.ipslatam.net) e o fortalecimento do escritório da agência em Havana. As propostas foram divulgadas paralelamente à XIV Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados, na capital cubana.


Projetos como o da IPS ?têm um espaço crescente? em um momento no qual o debate sobre a democratização da informação alcança cada vez mais importância global, afirmou o diretor-geral da agência, Mario Lubetkin. ?Sem comunicação não existe consciência, e sem consciência não pode haver a participação cidadã necessária para as mudanças?, acrescentou o jornalista uruguaio.


Em seu novo site latino-americano, a IPS apresenta seu serviço informativo e incorpora conteúdos de agências de notícias nacionais e de diversas organizações da sociedade civil da região, em uma tentativa de facilitar o acesso à fonte original de informação. ?Tentamos gerar uma ponte horizontal de novo tipo?, disse Lubetkin. ?Assim, a IPS resgata antigas iniciativas de coordenação entre agências noticiosas estatais, adaptando-as à realidade do século XXI e incorporando outros atores protagonistas, como as expressões informativas independentes e organizações da sociedade civil?, acrescentou.


Entre as 22 ?fontes originais? integradas ao projeto aparecem agências nacionais e sistemas oficiais de comunicações de países como Brasil, Bolívia, Venezuela, Argentina, Cuba e Chile, organizações não-governamentais como Anistia Internacional, Human Rights Watch e Greenpeace, a emissora de televisal multiestatal Telesul, agências independentes com Alai Aler ou Pulsar, e expressões de movimentos como a Minga Informativa. Também estão presentes no site organizações e blocos regionais, com a Associação Latino-Americana de Integração, a Comunidade do Caribe e a Comunidade Andina de Nações.


A está idéia se soma o fortalecimento do escritório da IPS em Havana que, após um trabalho sustentado de quase três décadas, começará a ter ?uma projeção caribenha?, disse o diretor geral da agência. ?O Caribe é um ator importante no mundo atual, mas, silenciado. Embora realizemos uma cobertura jornalística caribenha, coordenada desde um centro de edição em Nova York, pretendemos fortalecer essa presença no desenvolvimento de projetos e produtos a partir de nossa sede em Havana?, afirmou Lubetkin.


Para Lubetkin, a nova etapa de trabalho que se inicia em Cuba é parte de uma ?coerência histórica?. Com uma experiência de décadas, que inclui um importante trabalho de aprofundamento da informação sobre o país desde 1988, o escritório de Havana está em ?condições de contribuir? para está nova projeção jornalística para o Caribe. Como exemplo do trabalho realizado na capital cubana, ?de como trabalhamos e com quem trabalhamos?, a IPS apresentou também um livro que reúne uma seleção das colaborações realizadas para a agência desde 1995 pelo escritor e jornalista cubano Leonardo Padura.


IPS


A IPS nasceu em 1964 para produzir uma informação diferente a partir do hemisfério sul, como parte da necessidade de criar uma nova ordem informativa. Aquele grande desafio se mantém hoje, quando a agência é considerada líder na cobertura dos problemas do desenvolvimento, dos processos globais e da sociedade civil. Dar voz aos que não a têm foi a idéia original e continua sendo agora. ?Presentes em 150 países, os sites da IPS reportam 25 milhões de páginas lidas por mês, e os serviços informativos são transmitidos em 17 idiomas, entre eles swahili, hindi e árabe?, acrescentou Lubetkin. Cerca de 500 jornalistas escrevem atualmente para os serviços da agência, 55% desde países do Sul e, na maioria, naturais desses países.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador