Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Instituto Akatu divulga pesquisa sobre consumidor consciente


13 de outubro de 2010

Os brasileiros que apresentam maior grau de consciência em seus hábitos de consumo são mais ativos em prestigiar empresas que praticam a responsabilidade social do que em punir aquelas que não são socialmente responsáveis. É o que revela a pesquisa “Consumidores Conscientes: o que pensam e como agem”, que o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente vai lançar no dia 14 de outubro. Realizada no início deste ano, a pesquisa ouviu 600 consumidores comprometidos e conscientes nas cidades de São Paulo (300), Porto Alegre (150) e Belo Horizonte (150), para aferir seus valores e comportamentos de consumo. Do total de entrevistados, 41% disseram ter o hábito regular de divulgar empresas que consideram socialmente responsáveis e 36% declararam incentivar freqüentemente outras pessoas a comprar produtos de empresas socialmente responsáveis. Por outro lado, o índice de consumidores que deixam de comprar produtos para punir as empresas é de 28%.O Instituto lançou também o resultados do levantamento “Responsabilidade Social Empresarial: o que o consumidor consciente espera das empresas”, realizada no mesmo período e com as mesas pessoas. A pesquisa revelou que os consumidores mais conscientes acham que “a Responsabilidade Social começa em casa”: das onze ações mais valorizadas pelo público pesquisado, dez se referiam ao papel da empresa como empregadora.O estudo fez pela primeira vez um ranking da importância dada pelo consumidor em relação a 60 práticas e políticas emblemáticas da Responsabilidade Social das Empresas Brasileiras: as Referências Akatu-Ethos. Revelou-se também que nenhum item foi considerando “sem importância” pelo público.O levantamentos foram realizados no mês de janeiro com patrocínio da Nestlé Brasil e permitem a identificação das relações de valor entre a empresa e o consumidor em razão das práticas de responsabilidade social, além de apresentar um amplo perfil sócio-comportamental dos consumidores brasileiros com maior grau de consciência.As pesquisas serão lançadas no auditório do Centro de Treinamento da Nestlé, na Av. Engº Luís Carlos Berrini, 1.376, 2º andar, em São Paulo.Instituto Akatu pelo Consumo Consciente


Criado no dia 15 de março de 2001, Dia Mundial do Consumidor, no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”. Traduz a idéia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador