Somos 47.241 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Instituto Ensaio Aberto promove workshop “Pré-sal – Um outro olhar sobre a cultura brasileira?


9 de maio de 2013

Com o objetivo de proporcionar um espaço qualificado de debate com diferentes públicos do segmento cultural do Rio de Janeiro, para refletir e discutir sobre o Fundo Social do Pré-sal e sua contribuição para o fortalecimento da política cultural brasileira, o Instituto Ensaio Aberto organiza nos dias 9 e 10 de maio o workshop “Pré-sal – Um outro olhar sobre a cultura”. O objetivo é garantir a promoção da Cultura como um Direito Humano.

O público beneficiário direto são grupos locais ligados a pontos de cultura e outras articulações oriundas de bairros periféricos: artistas, intelectuais e grupos culturais que atuam no estado do Rio de Janeiro, lideranças comunitárias, estudantes e jornalistas.

Na abertura, dia 9, o evento contará com uma Noite Cultural, com a Companhia Ensaio Aberto, apresentando o espetáculo Estação Terminal, com a atriz Tuca Moraes e direção de Luiz Fernando Lobo. A dramaturgia é de João Batista baseada no diário de Lima Barreto.

O dia 10 de maio será de muita atividade. A parte da manhã terá debates sobre ações e iniciativas de desenvolvimento local e regional, para discutir e esclarecer os presentes sobre o marco conceitual que regulamenta a extração do petróleo advindo da camada do pré-sal, bem como a criação do Fundo Social, criado sob a gestão do governo federal. Haverá um representante da Petrobras, que patrocina o evento e entre os debatedores, contaremos com o Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, com o Secretário de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, com o Secretário de Cultura do Distrito Federal, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio e com um representante da Federação Única dos Petroleiros.

Na parte da tarde será realizada uma dinâmica de grupos de trabalho para elaboração de propostas sobre como atender a diversidade cultural brasileira com recursos advindos do Pré-sal. No intervalo será servido um almoço aos participantes no Armazém da Utopia.

“O Armazém da Utopia deve ser um espaço de reflexão, de pensar e fazer o novo, de formulação e de refuncionalização da arte”, defende Tuca Moraes.

Todas as atividades são gratuitas e as confirmações de presença (limite de 100 pessoas/ dia) podem ser feitas pelo email: presalecultura@ensaioaberto.com

Sobre o Instituto Ensaio Aberto

O Instituto Ensaio Aberto nasceu em 2008 com a missão de consolidar a função social da Companhia Ensaio Aberto de criar e produzir arte comprometida com a transformação da realidade. Em 2011 o IEA se tornou uma OSCIP e, em 2012, uma OS, tornando mais clara a sua função social.

O IEA também promove estudos, pesquisas, conferências, seminários, cursos, consultorias, oficinas, diálogos e eventos, com especial atenção à capacitação e formação de profissionais em conjunto com entidades nacionais ou estrangeiras, públicas e privadas.

“Nosso trabalho só adquire validade no debate crítico travado com a realidade, interagir através da cultura com educação, desenvolvimento econômico, social e combate à pobreza, promoção da igualdade racial, da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e dos valores universais”, revela Tuca Moraes.

SERVIÇO:

PRÉ SAL – UM OUTRO OLHAR SOBRE A CULTURA BRASILEIRA

Armazém da Utopia – Armazém 6

Cais do Porto

Av. Rodigues Alves, s/n°

Informações: (21) 2516-4857

PROGRAMAÇÃO:

Dia 09 de Maio

Abertura às 20:30h

Noite Cultural– Estação Terminal – Companhia Ensaio Aberto

Com Tuca Moraes e Juliana Mello

Texto: João Batista – Baseado em Lima Barreto

Dia 10 de maio

9:00h – Cadastramento e Café da manhã

10h às 13h – Debate

Diversidade Cultural Brasileira e Pré- Sal

Presenças de: Américo José Córdula Teixeira – Secretário de Políticas Culturais –Ministério da Cultura; Sérgio Sá Leitão – Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro; Hamilton Pereira – Secretário de Estado de Cultura do Distrito Federal; Alberto Silva – Presidente Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio – CDURP; e

Aldemir Caetano – Federação Única dos Petroleiros.

Mediador : Luiz Fernando Lobo – Instituto Ensaio Aberto

13:00h ás 14:30h – Almoço

14:30h às 16:30h – Dinâmica de Grupo / Elaboração de Propostas

17:00h – Encerramento / Lanche / Confraternização

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador