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Institutos lançam Catálogo Virtual de Produtos Inclusivos


13 de outubro de 2010

Inédito no Brasil, o Catálogo Virtual de Produtos Inclusivos é um guia para consumidores, arquitetos e engenheiros, reunindo produtos certificados com o Selo de Produto Inclusivo do Instituto Brasil Acessível. Os produtos atendem ao conceito de acessibilidade. A iniciativa é do Instituto Brasil Acessível (IBA) em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA).


A primeira versão online do Catálogo reúne 33 produtos – pisos, portas, ferragens e acessórios de sinalização – que foram avaliados pelo Instituto Brasil Acessível seguindo os requisitos da acessibilidade: segurança no uso, acessibilidade, uso independente e igualitário, conforto, estética, flexibilidade, fácil percepção e entendimento. Entre as primeiras empresas que tiveram seus produtos avaliados para a obtenção do Selo de Produto Inclusivo estão Eliane, Yale La Fonte, Arco Sinalização e Mercur.


Desde de o lançamento do projeto, o IBA avalia e seleciona produtos em conformidade com os princípios do Universal Design, ou seja, que podem ser adotados por todos, independentemente de limitações temporárias ou permanentes. O Catálogo Virtual será atualizado, à medida que mais empresas inscreverem seus produtos como candidatos ao Selo de Produto Inclusivo. A versão impressa sairá em 2008.


“Trata-se de um importante canal de informações para a qualidade de vida das pessoas. O Brasil é um país que está envelhecendo. Isso intensifica a busca por produtos que atendam às necessidades dos idosos. A cada ano, 650 mil novos idosos são incorporados à população brasileira. A acessibilidade é cada vez mais importante para o bem-estar das pessoas, jovens, idosos ou pessoas com deficiência?, enfatiza Sandra Perito, presidente do Instituto Brasil Acessível.


Segundo Sandra, outro aspecto em destaque é que o consumidor tornou-se consciente e exigente. “Quanto mais pessoas atentas a esses produtos, melhores serão os ambientes, e a indústria poderá explorar ainda mais esse potencial de mercado. É vantagem tanto para quem compra quanto para quem produz”, acrescenta.


Para J. Osíris Thomaz de Almeida, diretor geral do IBDA, a arquitetura inclusiva é uma realidade mundial, e o Brasil precisa alinhar-se a essa tendência. “O Catálogo atende a consumidores e também auxilia e conscientiza profissionais da necessidade do uso de produtos que tenham uso universal. Dessa forma, o IBDA incentiva a construção civil à prática de novos conceitos nos projetos de arquitetura, que garantam mais qualidade de vida à população”, ressalta Osíris.


O Catálogo pode ser acessado nos sites do IBDA – http://www.forumdaconstrucao.com.br/catalogo – e do IBA – www.brasilacessivel.org.br


Critérios de Avaliação


Os sete princípios do Universal Design permitem avaliar de maneira sistemática os produtos existentes e a auxiliar tanto designers como consumidores sobre produtos e ambientes mais usáveis.


Princípio 1 – Igualdade de uso.Provê o mesmo uso para todos: idêntico quando possível, equivalente quando não possível.


? Evita segregar ou estigmatizar qualquer usuário.


? Provê o mesmo uso para todos: idêntico quando possível, equivalente quando não possível.


Princípio 2 – Flexibilidade de uso


? Provê opções de métodos de uso;


? Provê adaptabilidade para a necessidade do usuário.


Princípio 3 – Uso simples e intuitivo


? Elimina complexidade desnecessária;


? Consistente com a expectativa e a intuição do usuário.


Princípio 4 – Informação perceptível


? Usa diferentes modos – pictorial, verbal, tácito – para apresentação redundante de informações essenciais;


? Maximiza a legibilidade de informações essenciais.


Princípio 5 – Pouco esforço físico


? Permite ao usuário manter uma posição neutra do corpo;


? Minimiza sustentar o esforço físico.


Princípio 6 – Dimensões e espaços para aproximação e uso


? Provê alcance confortável a todos os componentes para pessoas sentadas ou em pé;


? Acomoda variações de mãos e formas de pega.


Princípio 7 – Tolerância a erros


? Chama a atenção para os perigos e os erros;? Provê características de segurança (antifalhas).


As empresas podem solicitar a análise de seus produtos pelo tel. (11) 5044-1054.


Sobre o Instituto Brasil Acessível


O Instituto Brasil Acessível (IBA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) cuja missão é promover a inclusão social, por meio do ambiente construído. Sua atuação é direcionada à promoção da educação, do desenvolvimento econômico e social e ao combate à exclusão, contribuindo para a integração dos indivíduos na plena cidadania. Sandra Perito, presidente do Instituto Brasil Acessível, é arquiteta, doutora pela Universidade de São Paulo em Arquitetura Inclusiva.


Sobre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura


O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com a missão de contribuir, de várias formas, por meio da construção civil, com o desenvolvimento social. Seu objetivo é disseminar o uso das tecnologias e produtos e, com isso, melhorar o rendimento de cada um dos participantes e alavancar a qualidade de vida da sociedade brasileira como um todo. Fabiano Pires de Vilhena, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, é arquiteto pela Faculdade Mackenzie.


Fonte: Sentidos (http://sentidos.uol.com.br ), com base em matéria publicada.

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