Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Jornais são instrumento de expressão de jovens em Fortaleza (CE)


13 de outubro de 2010

Dezenas de jovens de vários bairros de Fortaleza (CE) estão aprendendo a produzir jornais comunitários que procuram mostrar a realidade onde vivem. Através de oficinas, o projeto ?Jornais Juvenis Associados? investe na formação técnica e educativa de grupos juvenis dispostos a criar jornais impressos independentes que funcionem como instrumentos de expressão e de mobilização da juventude. A idéia é valorizar as pessoas e o saber local através da atuação comunicativa de jovens organizados.

Com execução da ONG Comunicação e Cultura e apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria da Juventude, os jornais criados pelos jovens produzem informações autênticas a partir das vivências em cada bairro. Assim, a partir da intervenção comunicativa dos jovens, a cidade ganha por gerar troca de experiências entre moradores de diferentes comunidades, além de germinar a semente de uma rede municipal de jornais juvenis.


Criado para capacitar vinte grupos de jovens que produziriam, cada um, até quatro edições do jornal, com tiragem máxima de 1.500 cópias por edição, o projeto contemplou um número bem maior. “No total, foram 30 grupos envolvidos porque, além dos engajados oficialmente, muitos jovens interessados participaram das diversas oficinas que estamos desenvolvendo desde janeiro de 2008”, explica o coordenador do projeto, Rodrigo de Oliveira, do Coletivo Tembiú.


No total, já foram realizadas 23 oficinas que versaram sobre variados temas ligados à comunicação como “Leitura crítica da Mídia corporativa”, “Produção de Reportagens”, “Histórias em Quadrinhos” e “Funções da Linguagem”, entre outros, além de avaliações constantes da produção jornalística de cada grupo. “Iniciamos com uma oficina de projetos de comunicação para a mídia impressa, para que o jovem percebesse onde ele se insere na função de comunicar dentro da sua comunidade”, explica Rodrigo. As oficinas foram encerradas nos dias 6 e 13 de dezembro com a realização do Enfoca – Encontro Fortaleza de Comunicação Alternativa.


Goiabeiras, João Paulo II, Água Fria, Conjunto Esperança, João XXIII, Pici, Praia do Futuro, Parangaba, Serrinha, Centro, Bairro de Fátima, Cimpelco, Messejana, Itaperi, Piedade, Benfica, Jangurussu, Dionísio Torres, Praia de Iracema. De acordo com o coordenador do projeto, estes são alguns dos bairros onde os grupos juvenis têm desenvolvido sólidas atuações sociais que justificam os objetivos do projeto: difusão do jornal juvenil pela cidade e democratização dos meios de comunicação.


“Difusão de conhecimentos comunitários, troca de tecnologias sociais de base, projeção de artistas independentes, divulgação das agendas de eventos comunitários e de relevância pública, formação técnica em comunicação social, ética e responsabilidade social. Esses alguns dos avanços que o projeto ?Jornais Juvenis Associados? está oferecendo à Fortaleza”, assegura Rodrigo de Oliveira.


Continuidade em 2009


O coordenador diz que a continuidade do projeto em 2009 ainda depende de uma posição da prefeitura de Fortaleza. “Consideramos este ano uma etapa experimental; então, estamos reunindo os grupos e fazendo uma avaliação, para ver se e como continua o projeto no ano que vem. Nossa idéia é ampliar as mídias, buscando outros suportes e oferecendo formação para que as pessoas possam trabalhar além do jornal impresso, porque uma tendência da comunicação alternativa é essa versatilidade de suportes. Poderemos trabalhar com cultura digital, através de um portal eletrônico, com audiovisual, fotografia, artes, enfim, são muitas as ferramentas disponíveis”.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador