Trinta jovens de todo o mundo estão se encontrando em New Paltz, uma pequena cidade a 90 quilômetros de Nova York, nos Estados Unidos, para aprender novas técnicas de dramaturgia visando à educação sobre sexualidade entre jovens. A iniciativa do evento é do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
O encontro, que está sendo realizado desde o dia 24 de março e vai até o dia 31, conta com a participação de uma jovem brasileira, enviada pelo escritório do UNFPA no país. O objetivo é que ela conheça melhor esta metodologia a fim de replicá-la nos projetos locais voltados para a juventude.
O UNFPA reconhece a educação por pares como uma das principais metodologias para prevenir o HIV/Aids entre pessoas jovens e promover comportamentos saudáveis. “O diálogo aberto permite uma melhor comunicação entre os jovens e facilita a assimilação de informações importantes para sua saúde sexual”, diz Ana Laura Becker, 24 anos, a representante brasileira no evento.
O evento terá como objetivo capacitar jovens educadores a desenhar e implementar projetos em educação por pares utilizando técnicas de dramaturgia, treinar os participantes a utilizar um manual de treinamento em educação por pares, e criar um quadro de jovens educadores de pares especialmente qualificado nessa metodologia.
“Esta capacitação vai contribuir para inovar projetos voltados para a prevenção ao HIV/Aids e promoção da saúde sexual e reprodutiva de jovens a partir de um formato que tem muito apelo junto aos jovens”, explica Elizeu Chaves, representante adjunto do UNFPA.
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (www.pnud.org.br)