Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Jovens concluem curso de capacitação para trabalhar com turismo


13 de outubro de 2010

A primeira turma de 109 jovens de comunidades de baixa renda capacitados para trabalhar na área do turismo formou-se no dia 11 de julho. Eles integram o programa Trilha Jovem, do Ministério do Turismo, desenvolvido pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Município do Rio de Janeiro (SindRio), com aulas ministradas em Bonsucesso, na zona Norte da cidade.


A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou da solenidade de formatura e informou que desde 2004 o programa já qualificou 2,4 mil jovens nos cinco estados onde atua ? Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais  e Rio de Janeiro. Ela acrescentou que a meta é ampliar o alcance do projeto para todo o Brasil. E disse esperar que até o final do ano o número de formandos chegue a 3 mil. ?Isso significa que jovens de 16 a 24 anos têm a possibilidade de obter uma qualificação básica, onde aprendem noções de inglês, higiene, apresentação, informática?, afirmou.


Dos 109 formandos, 55% já trabalham e 27 deles têm a carteira assinada. ?No setor de turismo, principalmente na área de hotelaria, restaurantes e bares, nós precisamos de pessoas com qualificação?, destacou a ministra.


Welderson da Silva e Wellington Domingos, ambos com 19 anos, foram selecionados como voluntários para trabalhar durante os Jogos Pan-Americanos, abertos no dia 13 de julho, graças ao Trilha Jovem. Eles destacaram o apoio do projeto às comunidades de baixa renda. ?É uma experiência única e eu estou me desenvolvendo bem, aprendendo como trabalhar para, futuramente, poder entrar no mercado de trabalho?, disse Welderson da Silva.


Outra aluna do projeto, Thalyta Dayecha, que completou 18 anos no dia 12 de julho, faz estágio na rede de lanchonetes Bob’s, parceira do programa e patrocinadora do Pan. ?É uma experiência maravilhosa. Muitas pessoas aí fora não conseguem o que a gente, por meio do Trilha Jovem, conseguiu ao chegar aqui?, disse.
A coordenadora pedagógica do projeto no Rio de Janeiro, Dulce Senfft, afirmou que “as empresas estão muito interessadas no aproveitamento desses meninos”. E disse que o programa busca, agora, a adesão das agências de turismo.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador