Alguns adolescentes das Unidades de Internação da Divisão Regional Metropolitana Norte (Vila Maria) participaram de um curso de encanador, finalizado no início de agosto. Após o cumprimento das medidas socioeducativas e com a conclusão da capacitação, os jovens terão emprego garantido, com registro em carteira e salário de R$ 800. Iniciado há dois meses, o curso ofereceu a última aula prática no dia 8. Os adolescentes fizeram encanamentos de banheiros em uma obra de uma construtora no bairro de Santo Amaro na zona sul de São Paulo. As aulas teóricas e algumas práticas contaram com equipamentos cedidos por empresas privadas.
O curso foi realizado por meio de uma parceria entre a sociedade civil, empresas privadas e a Fundação Casa. A presidente da ONG Bem Querer, Odilene Anitelli, entrou em contato com algumas empresas que aceitaram participar do projeto. “É uma realização maravilhosa porque os adolescentes vão concluir o curso e já vão estar empregados. Nunca vi um grupo tão participativo como esse”, disse Odilene.
O diretor da Divisão Metropolitana Norte, Sérgio de Oliveira, afirmou que a maioria dos jovens sofre discriminação por ter passado por uma instituição socioeducativa. Por isso, ele buscou fazer uma parceria com a ONG Bem Querer para oferecer o curso – o que possibilita a inserção do jovem no mercado de trabalho.
“Eles vão sair empregados. Isso representa uma quebra de paradigma porque mostramos que a Fundação Casa é uma instituição que oferece cursos, escola e emprego e não apenas um local onde o jovem fica privado da liberdade”, concluiu Oliveira.
* Com informações do SP Notícias e da Fundação Casa