Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Jovens entregam a Dilma projetos de sustentabilidade em escolas


3 de dezembro de 2013

Quase 700 crianças e adolescentes de várias cidades do Brasil, que participam da quarta Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), se reuniram no Palácio do Planalto, para entregar projetos de sustentabilidade em escolas à presidente Dilma Rousseff.

Depois dos encontros municipais e estaduais, os delegados, de 11 a 14 anos idade, participam agora da etapa nacional da conferência que é realizada na cidade de Luziânia (GO), a 60 quilômetros de Brasília.

“A ideia é que o Ministério da Educação e o governo apliquem [essas propostas] como política pública porque o que está sendo discutido e apresentado aqui é reflexo do que as escolas estão querendo e construindo”, informou José Vicente Freitas, coordenador da CNIJMA e membro da secretaria de educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

Em discurso, a presidente destacou ter ficado impressionada com a quantidade de escolas participantes na conferência. Cerca de 18 mil instituições educacionais de 3 mil cidades. “Fiquei ainda mais interessada quando me falaram que tipo de projetos vocês estão desenvolvendo. Disseram-me que são projetos que vão desde a dessalinização lá em Fernando de Noronha, passando por horta ecológica e coleta seletiva de lixo”, ressaltou.

Escolas sustentáveis

Segundo Dilma, o MEC está empenhado em assegurar crescentes apoios às escolas sustentáveis. “Isso vai se refletir no fato de que o ministro [José Henrique] Paim [secretário executivo e representante do MEC] me comunicou que nós teremos uma meta de chegar até 10 mil escolas ainda em 2014”, declarou, em referência à quantidade de instituições sustentáveis que deverão ser criadas até o fim do ano que vem.

“O nosso país tem de ser comprometido com o meio ambiente, combater o desmatamento e lutar por práticas ecológicas, principalmente na produção agrícola. E (deve) defender a energia renovável, proteção dos seus biomas, proteção da biodiversidade, assegurando que o Brasil seja um exemplo disso: um país desenvolvido, mas verde”, reforçou a presidente na ocasião.

Conhecimento transmitido

A delegada Danielly Lopes Barbosa, de 13 anos, que mora em Araguaína (TO), falou sobre a experiência de participar da conferência e adquirir conhecimento que poderá ser transmitido a outros jovens. “A gente aqui é como se fosse aquelas buchas de lavar louça, a gente absorve para depois distribuir”, comparou.

Aberta no dia 23 de novembro, a conferência teve como tema: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. De acordo com o coordenador José Vicente Freitas, o MEC já está elaborando uma política para as escolas sustentáveis. “Então o que eles estão trazendo dos estados vão gerar subsídios para a gente incluir nesse projeto estruturante”, observou.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador