Em abril de 2010, entidades que integram o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e que militam em prol da preservação ambiental formaram um Grupo de Trabalho (GT) específico para tratar do Meio Ambiente. Aprovado por unanimidade, o GT ambiental visa atender uma demanda de um segmento juvenil que luta pela implantação de políticas públicas e pela educação ambiental.
Segundo Fernanda Rodrigues, integrante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), representando o Fórum Brasileiro de Movimentos Sociais e Sociedade Civil pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS), uma das principais prioridades do GT será inserir a questão ambiental nas políticas públicas de juventude e cobrar do Governo Federal a institucionalização do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente.
?Pedimos pela institucionalização do programa, porque com a mudança de governo, ele pode ser extinguido”, explicou. O Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente existe desde 2003, mas até agora não entrou para o Plano Plurianual do Governo.
De acordo com Fernanda, o Programa de Juventude e Meio Ambiente é importante porque pode investir na educação ambiental. Ela ressaltou que a necessidade de se investir neste tipo de educação é para conscientizar os jovens sobre os malefícios do consumismo que é estimulado pela mídia e fortalecer a prática do consumo consciente.
Um dos exemplos de danos causados pelo consumismo no meio ambiente é que a prática exagerada de consumir, apenas para ter produtos cada vez mais modernos, faz com que os objetos deixados de lado se tornem descartáveis, sendo muitas vezes jogados como lixo na natureza, causando impactos que se refletirão em problemas para a sociedade.
A articulação do GT Meio Ambiente da juventude se dá através de reuniões presenciais dos representantes em Brasília, Distrito Federal, ou por reuniões a distância, por telefone e internet, além de atividades regionais. Para julho, está previsto o início de uma campanha nacional a fim de pressionar o Governo Federal para institucionalizar o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente ainda em 2010.
Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente
Uma iniciativa dos Ministérios da Educação, do Meio Ambiente e da Secretaria Nacional de Juventude, através do Grupo de Trabalho Interministerial, o Programa de Juventude e Meio Ambiente é uma estratégia intergeracional para a Construção de Sociedades Sustentáveis, com foco nas Políticas de Juventude e integrando programas de governo. A ideia é instrumentalizar a juventude brasileira para o enfrentamento da crise socioambiental global.
Seus principais aspectos são “Formação”, “Trabalho Sustentável”, “Fortalecimento Institucional”, “Mobilização”, e “Comunicação e Produção de Conhecimento”. Abrange os temas das mudanças ambientais globais, participação política e controle social, trabalhos sustentáveis e gestão de projetos socioambientais, tecnologias de informação e comunicação, educomunicação, cultura de paz, tecnologias sociais, mobilização e intervenção socioambiental.
Com informações Adital (www.adital.com.br ) / Tatiana Félix.