A preocupação com a formação de profissionais implicados com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e sensibilizados sobre a importância da Atenção Primária em Saúde (APS)foi o que motivou a implantação do projeto de extensão Liga de Saúde da Família, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará – UFCe a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. A inscrição para a seleção dos estudantes que vão atuar no Projeto ocorre nos dias 19 e 20 de junho, na Coordenadoria de Ação Social e Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão.
O ambiente de atuação dos estudantes é o Programa de Saúde da Família. Os conceitos orientadores do Projeto, comoeducação permanente e popular em saúde, equipes multiprofissionais e interdisciplinares, metodologias participativas de pesquisa e inserção comunitária, se aproximam de uma proposta de saúde comunitária. Vão participar do Projeto 42 estudantes dos cursos de graduaçãodeEducação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e Odontologiada UFC, que devem estar cursando entre o segundo e o quarto semestres.Os estudantes vão compor sete equipes interdisciplinares nos espaços de atuação da estratégia de saúde da família, como organizações populares e centros de saúde da família. O Projeto conta com professores orientadores da UFC, responsáveis pela supervisão periódica do trabalho dos estudantes. O projeto está vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Saúde da Família e Educação Permanente.
O edital de seleção dos estudantes e a ficha de inscrição podem ser acessados na página da Pró-Reitoria de Extensão da UFC (www.prex.ufc.br). Outras informações pelo (85) 3366-7458.