A falta de acesso para portadores de necessidades especiais físicas em lugares públicos deu origem ao livro ?Turismo para Portadores de Deficiência Física?, de autoria de Marcelo Correia, consultor e coordenador de hospitalidade do Projeto Cepima, na unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí.
Segundo Marcelo, a idéia do livro surgiu logo após concluir sua graduação em Turismo, quando presenciou a dificuldade de locomoção de turistas portadores de necessidades especiais em Fortaleza. A publicação foi bem-recebida pelo mercado e se encontra, no momento, com a edição praticamente esgotada. Uma segunda edição já está sendo preparada.
O autor lembra que, apesar de serem considerados minoria, os portadores de necessidades especiais são consumidores e turistas. ?O Brasil tem cerca de 18 milhões de portadores de necessidades especiais. Só no estado do Piauí, os portadores de necessidades especiais somam aproximadamente 500 mil pessoas?, informa Marcelo.
“A falta de acesso para essas pessoas em locais públicos e no comércio inibe sua participação no setor de turismo e no mercado em geral”, argumenta Marcelo, acrescentando que isso gera prejuízos, afetando a economia: desde a arrecadação de impostos até o lucro das empresas.
O livro aborda a legislação federal a respeito dos direitos dos portadores de necessidades especiais e traz orientações sobre os procedimentos técnicos, que empresas e órgãos públicos devem adotar, para atender a esse contingente de cidadãos.
Marcelo dá dicas que vão desde a planta dos estabelecimentos, que deve respeitar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, (ABNT) até a construção de rampas, área do banheiro, altura da pia e do vaso sanitário, ângulo do espelho, colocação de barra de apoio e cadeira no Box, dentre outras.
“Esse livro contribui para o setor de turismo, pois promove a conscientização dos empresários em relação aos portadores de necessidades especiais”, diz Enéas Barros, coordenador do curso de Turismo e professor de Hotelaria e Gastronomia da Associação de Ensino Superior do Piauí (Aesp). “Nem sempre empresários e arquitetos se preocupam em criar facilidades para o portador de necessidade física”, acrescenta.
A obra pode ser adquirida diretamente na Livraria Universitária de Teresina-PI ou pelo telefone (86) 3230-1323.