?Batons, Sonhos e Determinação?, dos jornalistas Ali Hassan e Arnaldo Oliveira, é resultado de mais de 3 mil quilômetros percorridos pelo interior de São Paulo e mais de 30 horas de entrevistas com nove mulheres que corajosamente decidiram empreender no Brasil. Organizado e editado pelo Sebrae em São Paulo, o livro foi lançado, na capital paulista, no dia 3 de março.
As nove histórias retratadas foram as finalistas do Prêmio Mulheres Empreendedoras 2004/2005. Mais de 45 fotos ilustram as 96 páginas do livro. Segundo Hassan, a trajetória bem-sucedida dessas mulheres é marcada por muito trabalho e luta para romper com padrões preestabelecidos.A idéia surgiu, segundo Hassan, que trabalha na Comunicação do Sebrae em São Paulo há cinco anos, depois de ler os relatos de 20 linhas das finalistas. ?Eu sabia que atrás daquelas linhas havia muito mais informação e emoção. Decidi investigar aquelas histórias. Viajei por cidades como São José do Rio Preto, Pindorama, Salesópolis e Piracicaba, além de visitar diferentes bairros de São Paulo?, afirmou.
O fotógrafo Arnaldo Oliveira salienta as dificuldades de colher os depoimentos nos lugares mais distantes. ?Conhecemos mulheres lindas, batalhadoras, que ao final de cada relato se mostraram grandes mulheres?.
A primeira edição do livro terá uma tiragem inicial de dois mil exemplares, que serão distribuídos para entidades, bibliotecas, instituições de ensino e pesquisa e imprensa. Um lançamento simbólico acontecerá também na 19ª Bienal do Livro, no Parque de Exposições do Anhembi.
O Prêmio Mulher Empreendedora recebeu 1.294 inscrições de todo o País, o que significou um aumento de 84,52% em relação à edição anterior. A premiação foi criada para incentivar e divulgar ações empreendedoras, administradas por mulheres ou grupos de mulheres, que sirvam como exemplo de sucesso para quem deseja abrir seu próprio negócio.