O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Turismo , Luiz Barreto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, lançaram, no dia 22 de setembro, em Nova Iorque, a campanha publicitária ?Brasil Sensacional?. Os objetivos são ressaltar a diversidade do turismo brasileiro e oferecer ao turista estrangeiro diferentes experiências em uma mesma viagem ao Brasil.?Nos próximos dez ou quinze anos, o Brasil será um dos expoentes do turismo no mundo. O governo já está investindo em infra-estrutura para garantir todas as condições para o turista que vem visitar nosso país?, disse Lula, na cerimônia de lançamento.O presidente aproveitou ainda para convidar todos os norte-americanos a virem ao Brasil conhecer ?as coisas mais belas da natureza?. ?Estamos de braços abertos?, acrescentou.A campanha publicitária será veiculada também em outros países considerados prioritários para a promoção internacional do país: Reino Unido, Canadá, Argentina, Chile, Peru, Alemanha, Portugal, Espanha, França, Holanda e Itália. A campanha será adaptada de acordo com o perfil de preferência e as características do turista de cada país. O investimento total é de U$ 88 milhões (entre setembro de 2008 a junho de 2010).Segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires, campanha publicitária é um dos pilares da ofensiva promocional para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. ?Essa ação também contempla o lançamento do novo estande para participação em feiras internacionais de turismo, a renovação do material promocional e ações específicas de comunicação para o mercado turístico?.Novos rumosEm discurso, o ministro do Turismo destacou que esse é um momento ?especial? para lançar a campanha. ?Com a entrada em operação de novos vôos dos Estados Unidos para o Brasil, inclusive para novos destinos como Salvador, Recife e Fortaleza?, anunciou Barretto.Na avaliação do ministro, os novos vôos irão diversificar os portões de entrada no Brasil e colaborar para desenvolver o turismo em regiões como o Nordeste, que agora podem receber turistas de alta renda, como os norte-americanos.Os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e da Bahia, Jacques Wagner, elogiaram o lançamento da campanha publicitária e ressaltaram a importância do turismo para o desenvolvimento do Nordeste. ?Essa campanha nos deixa bem animados?, comentou Campos.