Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Mais da metade da população mundial ainda não tem acesso à Internet


16 de setembro de 2016

Relatório divulgado nessa quibra-feira (15) pela Comissão de Banda Larga da ONU para o Desenvolvimento Sustentável mostrou que 3,9 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à Internet, o equivalente a 53% da população mundial. O documento mostrou que a China continua sendo o maior mercado de Internet, com 721 milhões de assinantes, seguida pela Índia, que ultrapassou os Estados Unidos no setor e agora ocupa a segunda posição, com 333 milhões de pessoas com acesso online.

O relatório revelou ainda que 59% dos brasileiros têm acesso à Internet, ficando em 24º lugar na lista de assinaturas de conexão de banda larga móvel (via celular), com média de 88 assinantes para cada 100 habitantes. O desempenho cai no caso da conexão fixa para apenas 12 assinaturas a cada 100 habitantes.

O relatório da comissão que faz parte da União Internacional das Telecomunicações (UIT) mostrou também que, apesar de liderarem o mercado de Internet, China e Índia, juntas com Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Nigéria, representam 55% da população sem acesso à rede.

Lacuna

De acordo com o documento, a conexão à Internet nos países ricos está se aproximando da saturação, enquanto não avança rápido o suficiente nas nações mais pobres.

A comissão confirmou que, de acordo com os dados da UIT, até o final deste ano 3,5 bilhões de pessoas vão ter acesso à Internet, um resultado bem melhor do que os 3,2 bilhões registrados em 2015.

Esse total representa aproximadamente 47% da população global. Segundo o documento, no geral, 91 países têm mais da metade da população online. Em 2015, eram 79.
A conexão ainda é muito fraca na África Subsaariana, com menos de 3% no Chade, em Serra Leoa, no Níger, na Somália e na Eritreia.

Veja aqui o relatório completo (em inglês).

Fonte: ONU

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador