O site Mapa do 3º Setor (www.mapa.org.br), uma iniciativa do Centro de Estudos do Terceiro Setor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, acaba de publicar em sua página o relatório do primeiro censo de terceiro setor feito no Brasil, que disponibiliza informações de mais de 1.500 organizações cadastradas no Censo. O Censo é uma iniciativa do Programa de Articulação pela Cidadania (PAC) do Governo do Estado do Pará e a Fundação Orsa, coordenado pela Fundação Getúlio Vargas.
Para realizar o trabalho, durante nove meses, 120 estudantes de quatro universidades do Pará visitaram organizações de toda a região metropolitana de Belém para completar um questionário com informações sobre as organizações sociais. O projeto utilizou pela primeira vez no Brasil a metodologia adotada pela ONU em cerca de 180 países para classificar e mensurar as atividades das organizações, permitindo a inclusão do terceiro setor no mapa econômico mundial, e a comparação de dados em perspectiva nacional e internacional.
Na região, que abrange sete municípios, os estudantes cadastraram 2.155 organizações, sendo que 1.696 delas são formais (com estatuto e registradas em cartório). Informações como número de empregados formais e voluntários, área de atuação e movimentação de recursos foram recolhidas de cada uma das organizações. Depois de seis meses de trabalho, foram publicados no site 1.563 organizações que responderam ao pré-requisito mínimo de ter CNPJ ativo com a Receita Federal.
?O censo demonstrou resultados interessantes, como o crescimento das organizações da década de 80 até os dias atuais. Mais de 70% das organizações foram criadas depois de 1980. Outro fato interessante é o tamanho das organizações: 82% delas não têm mais do que 10 funcionários e/ou voluntários?, diz o professor Luiz Carlos Merege, fundador e responsável pelo Centro de Estudos do Terceiro Setor da FGV.
Outras pesquisas já realizadas no Brasil, como uma feita pelo IBGE (?As Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil ? 2002?), usavam dados secundários e só abrangiam as organizações formais.
Mapa do Terceiro Setor
O Mapa do Terceiro Setor, lançado em setembro de 2003, é uma iniciativa do Centro de Estudos do Terceiro Setor (CETS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que tem por objetivo construir uma ampla base de dados sobre o terceiro setor no Brasil, que sirva como referência nacional e internacional de consulta, e promova o intercâmbio de experiências entre as organizações sociais.
O site www.mapa.org.br disponibiliza informações sobre mais de 3 mil organizações (em breve, serão 5 mil), tais como: projetos, programas, atividades, fontes de financiamento, informações contábeis e financeiras, estrutura ocupacional dos colaboradores diretos, além de apontar as necessidades de recursos financeiros, humanos e materiais.