O Ministério do Meio Ambiente começa, neste dia 21 de julho, a realizar uma série de seminários temáticos, de julho a dezembro, por meio de videoconferências, para discutir as mudanças climáticas. O objetivo é aumentar a conscientização sobre as ações necessárias para enfrentar as mudanças do clima e divulgar informações a respeito do tema e seus impactos.
Os seminários são promovidos pelas secretarias de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) e de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) do MMA. A iniciativa conta com parceria do Departamento de Coordenação do Sisnama e do Instituto do Banco Mundial (WBI).
A primeira etapa acontece no dia 21, às 15h, com o seminário “A Ciência das Mudanças Climáticas”. O especialista em políticas públicas da SMCQ, Sérgio Cortizo, vai participar da videoconferência, debatendo o que a ciência sabe sobre a questão da mudança do clima, avaliando o tema em diversas abordagens.
Os próximos quatro seminários vão discutir Vulnerabilidade e Impactos (15/09), Adaptação e Mitigação (06/10), As Instituições Internacionais de Mudanças Climáticas (03/11) e O Brasil e as Mudanças climáticas – Plano Nacional sobre Mudança do Clima (01/12), com a participação de técnicos do MMA. Os eventos serão transmitidos ao vivo, para todo o Brasil, via internet, nos seguintes endereços eletrônicos:
http://vcg01.worldbank.orglvclindex.php http://streaming7.worldback.orhwllivestream13
As inscrições para acompanhar e participar das discussões devem ser feitas por e-mail, até às 11h do dia do seminário, separado por região:
– centro-oeste: lucia.aragao@mma.gov.br
– norte: ana-claudia.nogueira@mma.gov.br
– sudeste: carlos.alves@mma.gov.br
– nordeste: paulo.lima@mma.gov.br
– sul: geraldo.abreu@mma.gov.br
Para cada tema é preciso fazer um novo cadastro.
Para cada seminário será criado um fórum de discussão online, onde os participantes poderão, durante duas semanas após a videoconferência, tirar suas dúvidas e se inteirar mais sobre o assunto. O fórum e outras informações sobre o evento estão disponíveis no site http://ead.mma.gov.br.
* Com informações do Ministério do Meio Ambiente