Até o dia 30 de agosto,a ministra do Turismo, Marta Suplicy,realizou 14 reuniões comdeputados para debater as prioridades de investimentos para o turismo em cada estado e apresentar projetos de infra-estrutura, qualificação e promoção dos destinos turísticos voltados para o desenvolvimento estadual.
?Através desses encontros das bancadas, podemos sugerir aos deputados e senadores emendas que estruturem os estados, que façam diferença… Para avançarmos, é preciso realizar a infra-estrutura junto com a qualificação?, disse a ministra.
Nas reuniões, a ministra leva o diagnótico das demandas estaduais, que chegam ao ministério, normalmente apuradas com o governador, para articular ações que possam ajudar a estruturar o turismo nos estados.
De acordo com a assessoria de comunicação do ministério, as demandas são grandes, muitas vezes na área de infra-estrutura, recuperação de rodovias, construção de pontes, para melhorar o fluxo turístico. Para Marta Suplicy, sem a qualificação da mão-de-obra na área turística é difícil alavancar o turismo nas regiões.
?Nossa meta é estabelecer os projetos que podem estruturar melhor a ação do turismo nos estados. Por exemplo: mais investimentos em saneamento, urbanização, projetos de acessibilidade e preservação das nossas belezas naturais, entre muitos outros?.
Marta Suplicy disse que o ministério elaborou um programa de regionalização em cada estado com o trade turístico (hotéis, restaurantes, agências de viagens e de turismo), junto com os prefeitos de todas as regiões do estado.
Os encontros com parlamentares começaram no dia 2 de agosto no Distrito Federal e, até o fim do ano, o ministério pretende finalizar os encontros com os 27 estados brasileiros. Fonte: Agência Brasil, com base em matéria de Deborah Souza