OCurso de Especialização em Agricultura Familiar-Camponesa e Educação do Campo, da Universidade Federal do Ceará, programou para o período de 21 a 29 de maio a defesa das 39 monografias de sua primeira turma, que ingressou em outubro de 2005. Será na Casa de Retiro Nossa Senhora das Graças (CEU), na Av. Alberto Craveiro, 2.222, no bairro Castelão, em Fortaleza.
Os trabalhos se inspiram nos mais diversos assuntos envolvendo a realidade nos assentamentos rurais, como as relações de gênero, segurança alimentar, manejo sustentável da caatinga, piscicultura, organização coletiva, juventude rural, o crochê no processo produtivo, produção de mel com base no reflorestamento, canais de comercialização da produção de castanhas de caju, organização política etc.
O Curso de Especialização em Agricultura Familiar-Camponesa e Educação do Campo foi lançado no dia 31 de outubro de 2005, no Campus do Pici. Resulta de uma parceria entre as universidades Federal do Ceará, Federal do Piauí e Federal Rural do Semi-Árido (RN). Faz parte do Programa Residência Agrária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em articulação com organizações governamentais e movimentos sociais e sindicais do campo.