Somos 47.240 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Mundo se reúne em Marrakesh para colocar em prática acordo do clima


8 de novembro de 2016

Representantes de todos os países do mundo estão reunidos desde o dia 7 de novembro em Marrakesh, no Marrocos, para colocar em prática o histórico acordo sobre o clima de Paris, que tem o ambicioso objetivo de frear o aquecimento global.

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP22) conta com cerca de 15 mil participantes, entre políticos, cientistas, ONGs e empresas. A segunda semana da conferência, que termina no dia 18 de novembro, também contará com a presença de 60 chefes de Estado e de governo.

“Esperamos ter uma relação muito construtiva e positiva” com o próximo presidente dos Estados Unidos, disse à imprensa Patricia Espinosa, a responsável do clima na ONU. O candidato republicano, Donald Trump, que enfrenta a democrata Hillary Clinton, já disse que se oporá ao acordo se for eleito.

Os Estados Unidos, o segundo emissor mundial de gases de efeito estufa, que provocam o aumento da temperatura, “são um de nossos sócios mais importantes, razão pela qual sua participação no acordo é crucial”, acrescentou Espinosa.”Agora o acordo de Paris já entrou em vigor (no dia 7 de novembro) e todos estamos obrigados por este compromisso”, indicou.

O acordo de Paris, adotado no fim de 2015, foi assinado por 192 países e ratificado por 100 deles representando 70% das emissões mundiais. O texto é agora “o mapa do caminho do combate contra as mudanças climáticas”, lembra Manuel Pulgar-Vidal, o ministro peruano que presidiu a COP20 e que atualmente é o responsável da WWF.

Na COP22 de Marrakesh, os negociadores precisarão entrar em acordo sobre uma série de processos que tornem possível colocar em prática o acordo de Paris. Trata-se, segundo a negociadora francesa Laurence Tubiana, de “terminar as regras” do texto, cujo objetivo principal é que o aquecimento global não supere +2°C, mas que também inclui compromissos em nível nacional.

Fonte: O Globo

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador