O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri – URCA, em Santana do Cariri, promoverá nos dias 04, 05 e 07 de abril, um Curso de Educação Patrimonial, composto de módulos teórico e prático. A capacitação incluirá, ainda, visitas e catalogação do patrimônio material e imaterial de Santana do Cariri.Ocurso resulta de parceria entre o Museu de Paleontologia/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)/ Pró-Reitoria de Extensão da URCA e Prefeitura Municipal de Santana do Cariri. Serão ofertadas 20 vagas destinadas, preferencialmente, a artesãos, professores, estudantes universitários e alunos do ensino médio da comunidade de Santana do Cariri. O Curso de Educação Patrimonial será coordenado pela professora Olga Paiva, da 4ª Superintendência Regional do IPHAN e pelo professor Alexandre Sales, Diretor do Museu de Paleontologia.
Um rico patrimônioSantana do Cariri – oficialmente denominada “Capital Cearense da Paleontologia” – possui um rico patrimônio e uma bela paisagem cultural, que vêm sendo divulgados em diversos eventos, a exemplo de uma exposição montada no Museu Afro-Brasil, em São Paulo; em recente encontro promovido pelo IPHAN, em Mato Grosso do Sul, além de dois encontros internacionais realizados em Belfast, capital da Irlanda do Norte e em Fortaleza.
Durante a realização do Curso de Educação Patrimonial, uma parte desse patrimônio imaterial será mostrada ao público, por meio da exibição dos Caretas, Malhação do Judas, Reisado do Distrito Dom Leme e encenação teatral da Paixão de Cristo. A tradição religiosa de Santana do Cariri também estará presente, por meio da Procissão do Senhor Morto, Via Sacra, Novenas e o Terço dos Homens.