Somos 47.241 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

O dia que o planeta azul entra no vermelho


26 de agosto de 2014

Imagine se o seu salário é pago anualmente. Significa que você tem 12 meses para todos os seus gastos. Até aí tudo bem. Mas e se no oitavo mês você gastasse tudo o que recebeu para o ano. Você ficaria impossibilitado de gastar mais dinheiro até receber novamente. Certo? Poderia pegar um empréstimo, talvez. Se endividaria para pagar as contas ou economizaria. Quem sabe… E se dissermos que o mesmo acontece com os recursos naturais produzidos pelo planeta desde a década de 1970. Só que, nesse caso, não há banco, nem credores ou diminuição do ritmo de gastos. Mais uma vez cedo, chegou o Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês). Desde 19 de agosto, o Planeta Azul entrou no vermelho.

O exemplo usado para explicar a data pode parecer brincadeira. No entanto, é um assunto muito sério. Temos de lembrar que só temos um planeta e os recursos naturais são a nossa fonte de sobrevivência. Estamos abusando do direito de usufruir dos nossos ecossistemas. O cálculo feito anualmente pela Global Footprint Network (organização internacional pela sustentabilidade, parceira global da Rede WWF) mostra que há 14 anos a data surge cada vez antes: de 1º de outubro em 2000 a 19 de agosto em 2014.

O problema é mais grave. Atualmente, mais de três quartos da população mundial vive em países que demandam mais do que a natureza consegue produzir. É o caso do Brasil. Se a população do mundo vivesse como um brasileiro médio, seria necessário 1,6 planeta para suportar esse estilo de vida. Estamos bem próximos da média mundial (1,5 planeta), ainda assim, estamos consumindo acima de 50% da capacidade anual do planeta.

Se o ritmo atual continuar, o cenário se torna ainda mais desanimador. Com as projeções de aumento da população mundial, uso de energia e produção de alimentos, estamos olhando para um consumo de três planetas bem antes de 2050. Esse nível de pressão sobre o planeta pode se tornar fisicamente impossível.

Precisamos nos envolver na redução de impactos. Ser parte da solução. Enquanto cidadão, você pode adotar uma postura crítica e repensar os seus hábitos de consumo atuais. Busque ser um consumidor responsável. Temos que cobrar do poder público um planejamento ambiental sustentável e implementação de políticas públicas sustentáveis (transporte público menos poluente e instalação de ciclovias, por exemplo).

O WWF-Brasil busca mobilizar e incentivar as pessoas a adotarem práticas mais sustentáveis no seu dia a dia. Queremos você conosco nessa luta pela conservação do meio ambiente, pela garantia do uso racional dos recursos ecológicos do nosso planeta. Afinal, a conta do Overshoot Day é de todos nós!

* Com informações da GFN

Fonte: WWF

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador