Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Obesidade já é considerada doença e a prevenção mobiliza diversos países


11 de outubro de 2013

A Lei nº 11.721, assinada em junho de 2008, instituiu 11 de outubro como Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O problema vem adquirindo proporções epidêmicas em vários países. Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.

Obesidade é doença

Em junho de 2013, a Associação Médica Americana (AMA) anunciou que passou a considerar oficialmente a obesidade como uma doença. O anúncio foi feito junto com a aprovação de uma Política para a Obesidade no país. Em comunicado, a entidade afirmou que essa decisão ajudará a mudar a forma como a comunidade médica lida com esse problema que afeta um em cada três americanos, além de melhorar o tratamento e reduzir a incidência de problemas relacionados, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

No Brasil, o Ministério da Saúde considera a obesidade um fator de risco, e não uma doença. Mas, para a Associação Brasileira para Estuda da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), esse conceito está ultrapassado. “Para quem trabalha com obesidade diretamente e de uma forma séria, isso já é uma assertiva faz tempo. Na nossa rotina, definimos [a obesidade] como uma doença crônica e progressiva”, diz Maria Edna de Melo, diretora da Abeso e médica do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de São Paulo (USP).

Brasileiros estão engordando

Segundo o Ministério da Saúde, os últimos dados nacionais disponíveis revelam que 15,8% dos brasileiros são obesos – 48,5% estão acima do peso. O número vem crescendo: em 2006, eram 11,4% de obesos e 42,7% de pessoas com sobrepeso no Brasil.

O governo afirma que reconheceu a importância do problema ao lançar, em março deste ano, a portaria 424, que define diretrizes para prevenção e tratamento do sobrepeso e da obesidade e trouxe, entre outras questões, mudanças no acesso à cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2011, o SUS gastou R$ 488 milhões com tratamento de doenças associadas à obesidade, segundo o Ministério da Saúde. Os dados levam em conta 26 doenças diferentes, como câncer e diabetes.

O que é Obesidade?

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.

Prevenção

A prevenção da obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.

A primeira grande dica para prevenir é que pequenas mudanças de hábitos fazem a diferença. Segundo dados do Agita São Paulo existe uma redução de 66% no risco de morte por doenças cardiovasculares apenas com a prática de uma atividade moderada.

Dicas para o dia a dia:

• Inicie os exercícios sempre de maneira gradual – não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento.

• Mantenha um diário de exercícios.

• Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar.

• Aumente a atividade no seu dia a dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível.

• Aumente o ritmo do seu dia a dia, optando por fazer, você mesmo, algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem.

• Leve seu cachorro para passear.

• Um parceiro, companheiro ou amigo pode auxiliá-lo incentivando atividades, acompanhando-o durante as compras e exercitando-se junto.

• Se tiver que descer ou subir um andar, use as escadas em vez do elevador.

• Dance.

• Pedale.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

Um comentário sobre “Obesidade já é considerada doença e a prevenção mobiliza diversos países”
  1. NUNES DE SOUZA says:
    23/10/2013 às 11:03 am

    A obesidade infantil esta aumentando por falta de informação e descontrole familiar,ação das escolas propagandas abusivas, fest food, refrigerantes.

    Responder


Apoiadores


Realizador