Estão abertas as inscrições para a oficina online “Voluntariado Ambiental”, que terá como facilitadoras a especialista em Gestão para Educação Ambiental, Cláudia Barbosa, e a engenheira florestal, Joelma Cavalcante. Desta vez, a oficina terá duas edições: a primeira delas vaiabordar a parte teórica do tema e acontece de 14 a 18 de fevereiro. Já a segunda, envolvendo a parte prática, vai de 21 a 25 do mesmo mês. O objetivo é esclarecer o que é o voluntariado ambiental e estimular ações práticas na área. A oficina abordará os conceitos de Voluntariado, Desenvolvimento Local e Agenda 21, como fundamentos para a elaboração e planejamento de ações voluntárias na área socioambiental, com ênfase em uma prática de desenvolvimento local. A atividade é voltada para estudantes, ambientalistas, técnicos e demais interessados na temática. O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vem causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e o aquecimento global. Neste sentido, ações de voluntariado ambiental vêm ganhando cada vez mais destaque no enfrentamento das mudanças climáticas. ?Num cenário atual de constantes alterações do clima, os projetos de voluntariado ambiental são um importante caminho para ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas?, enfatiza Joelma.De acordo com Cláudia, a ideia da oficina é contribuir para o processo de construção de conhecimento, que fomente o debate coletivo e a implementação de práticas socioambientais. ?Toda e qualquer pessoa pode ser ator na implantação de um plano de ação de desenvolvimento local e ambiental. Existem muitos caminhos para sua construção, bastando ter força de vontade e um pouco de conhecimento sobre o assunto?, ressalta.As inscrições para a oficina online podem ser feitas de 3 a 9 de fevereiro, pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com. Para participar é preciso estar cadastrado no site. Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores COEP.
Sobre as facilitadorasA bióloga, Cláudia Ribeiro Barbosa, atua na OSCIP DNA ? Identidade Ambiental, que acredita que o processo de educação é o ato político onde a prática social está voltada para a formação da cidadania. Assim, a educação deve priorizar o saber tradicional e popular; incorporar em sua prática cotidiana valores universais como: solidariedade, cooperação e tolerância e propor uma relação entre a aquisição do conhecimento teórico e as questões da vida real e suas transformações.A engenheira florestal, Joelma Cavalcante de Souza, atua na ONG Nasce – Núcleo de ação em Ambiente, Saúde, Cultura e Educação, que visa contribuir para a construção de sociedades sustentáveis e para conservar a diversidade biológica e cultural, promovendo alternativas para a melhoria de qualidade da vida.
A oficina tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolviemento Científico e Tecnológico (CNPq).
É importante refletir sobre o provérbio: “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe e poluído o último rio, é que as pessoas vão perceber que
não podem comer dinheiro”. Por tudo isso, é importante que continue sendo realizadas campanhas ambientais que alertem e conscientizem as pessoas, que precisam dar valor para o ecossistema do qual fazem parte e valorizarem sua própria qualidade de vida e de seus futuros filhos e netos.Precisamos fazer a nossa parte…
Toda transformação de comportamento deve passar pela formação educacional, pois, sem a concientização através da educação não teremos resultados significativos em defesa e preservação do meio ambiente.
oi Maria Newnum, procurei na internet sobre composteira orgânica e encontrei este site com alguns videos: http://www.google.com.br/search?q=manual+de+composteira+org%C3%A3nica&hl=pt-BR&prmd=ivns&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=MShbTahaz7O3B7WZrMAL&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=2&ved=0CBUQqwQwAQ, vc já tentou?
E já vi também publicado na internet um manual de como fazer, mas agora não encontrei. Vou continuar procurando, qq coisa eu posto aqui.
Parabéns pela atitude local!!
ótima iniciativa! a população tem q estar cada vez mais ciente de sua atitude com relação ao ambiente em q vive e de q uma atitude faz sim tda a diferença!
Boa Tarde!
Parabéns pela iniciativa. O Meio Ambiente é responsabilidade de cada um no Planeta, o desperdício de recursos naturais, o mau costume na destinação de resíduo assim como qualquer atividade que afeta a vida do Planeta é e deve ser repensada com Muito mais Responsabilidade do que já se vem fazendo, pois estamos na faze da Resposta da Natureza aos Maus tratos de anos, causados pelo crescimento a qualquer preço. E quem vai pagar são as gerações futuras. Já passou da hora de parar de achar que o Problema não é nosso. Um Rio que neste momento em sua nascente brota com água PURA só chega poluído ao Mar porque encontra a sujeiras e os esgotos em seu caminho jogada pelos ditos Animais Racionais.
Viva e deixe viver.
sds.
Rogelio Zago
não consigo min escrever!
O meio ambiente em tempos de crise gerada por mil anos de degradação predatoria precisar ser ajudado a se reerguer para os sistemas marinhos e biomas não desaparecam.
Tenho tentado sem sucesso adquirir uma composteira organica para apartamento. Se souberem onde posso adquirir me deixe saber
O meio ambiente por ser um direito difuso, tambem é responsabilidade de toda a sociedade, precisamos preservar agora para que as gerações futuras possa conviver num ambiente aceitável e ambientamente justo.
A questão ambiental é de responsabilidade de cada um de nós.
O ze-lo a natureza, representa nossa saúde externa.