Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Oficina prepara cidades para o turismo regional


13 de outubro de 2010

Representantes de oito cidades da região de Bauru (SP) participaram de oficina de nivelamento técnico de governança, oferecida pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR) criado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional (Coder). O programa pretende criar um circuito de turismo para oito cidades da região.


A oficina, primeira de uma série, tem como objetivo capacitar os representantes dessas cidades para estarem aptas a gerenciar tecnicamente a prestação de serviços ao turista. O consultor de turismo credenciado no Sebrae-São Paulo, Carlos Alberto Leal, apresentou, durante palestra, os benefícios do PDTR, que procura fomentar a cultura empreendedora, buscar excelência na gestão dos negócios turísticos e a sustentabilidade da região nas áreas ambiental, econômica, social e cultural.


O gerente do Sebrae em Bauru, Milton Debiasi, explica a importância desta primeira etapa dos trabalhos. ?Neste momento, o grupo passa a ter informações e começa a entender a importância do trabalho que será desenvolvido. Nós vamos colaborar também no processo de ir a campo para identificar as vocações?, ressalta.


Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Agudos, Klaus Vidrik, o potencial do seu município é o turismo rural. ?Em Agudos, nós estamos trabalhando com o turismo rural através de uma parceria com o Comtur de Bauru, que é o projeto da Maria Fumaça, fazendo este trecho entre as duas cidades. Nosso forte é o turismo rural. Esta é a vocação de Agudos?, acredita.


Segundo ele, o prefeito da cidade tem apoiado os trabalhos do Comtur, de estímulo ao setor de turismo. ?Temos feito um trabalho nas escolas infantis para mostrar para os jovens qual é a importância do turismo?, lembra.


No entanto, Vidrik ressalta que não basta apenas a cidade ter potencial para explorar o setor. É preciso que as administrações municipais ofereçam condições de infraestrutura para atrair os turistas.


?O turismo não desenvolve por si só, existe aqueles atrativos espontâneos, mas o turismo, por ser uma atividade multidisciplinar, é muito importante que esteja envolvida a questão da infra-estrutura básica e da infra-estrutura turística que é a questão de saneamento, de sinalização, a questão do transporte. Então, a cidade tem que estar envolvida no contexto da hospitalidade para que se possa estar recebendo este turista de maneira aconchegante.?


O diretor de Desenvolvimento, Geração de Empregos e Renda de Lençóis Paulista também esteve presente à reunião e lembrou da importância das cidades estarem inseridas num futuro circuito turístico, que deve surgir através do programa. Ele lembra que, ao contrário de Agudos, o potencial de Lençóis Paulista no setor de turismo está na realização de feiras e oferta de produtos como a cachaça, por exemplo. ?Não temos muitos atrativos naturais (com poucas exceções), mas nós temos outros atrativos no município que é a feira de negócios, a Facilpa, temos a Expo Ovelha, a Expo Cabra. Temos feiras de orquídeas e animais e os produtores de cachaça. Também temos a produção de vinho além de fazendas que podem ser adaptadas e melhoradas, desde que se trabalhe num contexto regional?, conta.


Segundo a analista do Sebrae, Isa Maria Francischini, o órgão participa do projeto contribuindo com a parte metodológica do programa. ?Dentro do trabalho, nós entramos contribuindo na parceria com a metodologia para o desenvolvimento da ação. Já existem vários projetos de desenvolvimento territorial que têm como ênfase o turismo nos quais o Sebrae já atua?, ressalta.


O consultor do Sebrae, Carlos Alberto Leal, discutiu com os representantes dos oito municípios, questões como: qual é a vocação turística de cada município e quais os projetos que eles têm em mente para as suas cidades. Os municípios incluídos no projeto devem sediar outras reuniões deste tipo.


Fonte: Jornal da Cidade de Bauru (www.jcnet.com.br), com base em matéria de Davi Venturino

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador