A Rede Mobilizadores, em recente oficina on-line, debateu com internautas questões ligadas ao consumo sustentável, tendo como facilitadora Lisa Gunn, coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Contando com uma participação animada dos mobilizadores, que deixaram suas mensagens e trocaram ideias, a oficina sorteou ainda dois participantes: Itamar Silva, de Rondon do Pará (PA) e Gloria Maria de Pádua Moreira, de Belo Horizonte (MG).
Nos últimos dois séculos, a partir da Revolução Industrial, especialmente nos últimos 60 anos, houve um aumento significativo da produção industrial, da agricultura e do uso de energia, resultando em grande emissão de gases de efeito estufa que aquecem a superfície terrestre ? é o que chamamos de aquecimento global. O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas.
Para tentar enfrentar estes problemas surgiram muitas propostas de política ambiental, como consumo verde, ético, consciente, responsável ou sustentável. A ideia da oficina foi discutir temas como sociedade de consumo, os impactos ambientais do consumo, quais as propostas de mudanças nos padrões de consumo, e ainda, o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, e a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, também aprovada recentemente pelo Governo.
A Rede Mobilizadores agradece a participação de todos!
Sorteados:Itamar Silva, de Rondon do Pará, no Pará.Premiação: o livro “Meio Ambiente e Crescimento Econômico ? Tensões Estruturais”, organizado por Gilberto Dupas e cedido gentilmente pela Editora Unesp.
Gloria Maria de Pádua Moreira, de Belo Horizonte, Minas Gerais.Premiação: o livro “A Casa Limpa da Faxineira Ecológica”, escrito e cedido gentilmente pelo autor Denis Beauchamp.