A ONG Associação Ser Cidadão, que atende adolescentes de 16 a 19 anos de idade, de comunidades populares do município do Rio de Janeiro, está promovendo o projeto ?Oficinas de Produção Artística?. O objetivo é estimular desenvolvimento pessoal, social e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. O ensino da arte é desenvolvido através de diferentes linguagens artísticas e as aulas são ministradas por um grupo ex-alunos, composto por 15 jovens com grande talento e interesse pelas artes visuais e o artesanato, coordenados pelo arte-educador Wilson Cardoso, que integra o Núcleo de Artes da ONG.
Os alunos recebem ensinamentos técnicos básicos, nas áreas de desenho, pintura e colagem, e estético, com informações sobre a história da arte e visitas à instituições artístico-culturais do Rio de Janeiro. Todas as atividades são permeadas por um aprendizado social que visa valorizar o fazer comunitário e promover uma educação pautada nos contextos culturais locais, tornando o indivíduo um agente transformador de sua própria realidade.
Este ano, o projeto ?Oficinas de Produção Artística? organizou a exposição ?A Estampa de Cada Rosto? na Galeria Lurixs de Arte Contemporânea, em Botafogo, no Rio de Janeiro, promovendo a divulgação e comercialização das peças produzidas pelos alunos. ?Dessa forma, pretendemos desenvolver artisticamente o aluno buscando oportunidades para iniciá-lo profissionalmente e, concomitante, desenvolvendo seu espírito empreendedor?, explica Wilson Cardoso.
O projeto está no seu primeiro ano de existência e resulta da crença da Associação Ser Cidadão e, principalmente, de Mário Frehring, patrocinador da iniciativa, de que a arte é capaz de oferecer caminhos concretos de geração de renda, iniciação e formação profissional para os jovens talentosos independente de sua origem social.
A aluna Maria Rafaele Virgínio explica o impacto do trabalho em sua vida: ?Eu gosto da magia da arte. Para mim a arte é como entrar em outra ?dimensão? e você começar a ?viajar? e a descobrir um mundo novo e sempre querer voltar lá outra vez. Para mim é como uma necessidade do corpo mas também da alma. Antes eu usava a arte. Quando eu ficava triste ou aborrecida eu me isolava e desenhava. Aquilo me aliviava. Eu descarregava minha raiva e tristeza na arte e me sentia bem melhor. Hoje, não é mais assim. Não é preciso tristeza nem raiva porque agora ela já faz parte de mim e mesmo se não for esse o caminho que eu vou seguir, eu vou sempre estar com a arte.?
Sobre a ONG
A ONG Associação Ser Cidadão foi criada, em 2002, por diversos profissionais, de diferentes áreas de atuação, motivados pela perspectiva de dar continuidade à metodologia de trabalho do Programa Educação e Trabalho ? iniciado em 1985 por técnicos do Programa Nacional de Museus e da Funabem. A idéia era desenvolver um trabalho, nos museus, com meninos e meninas em situação de rua. Atualmente, a ONG desenvolve atividade no Espaço Educação do Museu da República e no interior do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde realiza atividades específicas de jardinagem.
A Associação Ser Cidadão ensina técnicas de artes plásticas para que os jovens em vulnerabilidade social possam confeccionar peças que são comercializadas e geram renda. Ao lado das técnicas artísticas, é desenvolvido também um trabalho educativo que proporcionaria uma visão crítica do mundo, ajudando esses jovens a serem transformadores da própria realidade.