No dia 11 de abril, a agência de refugiados da ONU condenou o uso de gás lacrimogêneo pela polícia da Macedônia contra refugiados na fronteira com a Grécia, e informou que tal ação prejudica a imagem da Europa.
Dezenas de imigrantes e refugiados ficaram feridos no dia anterior quando a polícia da Macedônia atirou balas de borracha e gás lacrimogêneo contra uma multidão no lado grego da fronteira, disseram funcionários de resgate gregos, numa ação chamada pela Grécia de “perigosa e deplorável”.
“Vimos a tensão se desenvolvendo em diversas fronteiras europeias, entre forças da segurança em um lado e pessoas fugindo da guerra e em necessidade de ajuda no outro”, disse o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards, em comunicado.
“Pessoas se machucam e propriedades são danificadas. Danos são feitos para a percepção de refugiados e para a imagem da Europa. Todos perdem”.
Cerca de 11 mil imigrantes e refugiados ficaram no ponto de Idomeni, na fronteira grega, desde fevereiro, após uma série de repressões nas fronteiras pelos Bálcãs fecharem a rota para a o leste e centro da Europa. Eles estão dormindo há muitas semanas a céu aberto e condições precárias.
Fonte: Uol