A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que coordena ações relacionadas a água doce e saneamento (UN-Water) anunciou que o tema que pautará as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo, no Dia Mundial da Água de 2015, será ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’.
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro.
Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.
Fórum Mundial da Água em 2018 será em Brasília
A capital federal foi eleita, em fevereiro de 2014, para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018. A definição aconteceu durante a 51ª Reunião do Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), realizada em Gyeongju (Coreia do Sul). A capital federal concorria com Copenhague (Dinamarca).
O fórum ocorre a cada três anos e é o maior evento do mundo com a temática dos recursos hídricos. A campanha brasileira apresentou o tema ‘Compartilhando Água’, para integrar os assuntos discutidos nas edições anteriores do evento, dando continuidade aos debates já realizados sobre os desafios do setor de recursos hídricos.
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), em agosto de 2013, uma equipe de avaliadores esteve em Brasília e produziu um relatório sobre infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, rede hoteleira e locais para realização do fórum, que serviu de subsídio para que a cidade fosse a escolhida.
A próxima edição do evento organizado pelo WWC, será realizada este ano em duas cidades da Coreia do Sul, Daegu e Gyeongbuk, e terá como tema ‘Água para Nosso Futuro’. O objetivo é destacar a temática dos recursos hídricos na agenda global e reunir organizações internacionais, políticos, representantes da sociedade civil, cientistas, usuários de água e profissionais do setor.
Com informações: Agência Nacional de Águas / Agência Brasil