A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs, como meta vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (OMC) a erradicação da violência contra a mulher. A campanha contra a violência foi lançada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante a 52ª reunião da Comissão sobre o Status da Mulher, realizada de 25 de fevereiro a 7 de março, em Nova York. Cerca de dez agências e programas da ONU aderiram à campanha, que vai durar até 2015 – prazo para a execução dos ODM.
Segundo Ban Ki-moon, a campanha visa mobilizar a opinião pública e os órgãos de decisão em nível mundial para erradicar o que ele chamou de um “flagelo”. Ban disse que uma em cada três mulheres é sujeita a maus tratos, sexo forçado ou vítima de abuso durante toda a vida.
A campanha vai atuar em três frentes: na promoção de ações em nível global, na priorização de programas em prol das mulheres dentro das Nações Unidas e no estímulo de colaborações com governos e entidades nacionais.
Comissão sobre o Status da Mulher
A reunião da Comissão sobre o Status da Mulher acontece anualmente nos Estados Unidos e reúne ministras, assessoras e representantes da sociedade civil de todo o mundo para discutir, propor e aprovar resoluções e declarações de caráter internacionais voltadas para os direitos da mulher.
De 25 a 27 de fevereiro, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, integrou a delegação do governo brasileiro e participou do debate sobre financiamento para a igualdade de gênero e de um painel sobre a igualdade na atribuição de responsabilidades entre mulheres e homens.
Dentre as principais pautas da reunião estiveram temas como o financiamento para a igualdade de gênero, o papel interativo e a responsabilidade do homem na prevenção da violência contra a mulher, o fortalecimento do papel das mulheres e o monitoramento da implementação das resoluções da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher intitulada “A mulher no ano 2000: igualdade entre gêneros, desenvolvimento e paz para o século XXI”.
Com informações da SPMulheres.