O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, porém assume seu ápice de crescimento no Brasil. Para entender e enfrentar as novas demandas deste novo tempo o país precisa adaptar políticas públicas e iniciativas privadas. O Governo vem aprofundando tais discussões e implementa ao longo dos anos a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso e os Conselhos de Idosos em quase todos os municípios brasileiros. Porém quais as discussões e ações realizadas por empresas e instituições privadas nacionais?
Esta indagação motivou a coordenação do projeto ?Ame suas rugas? a realizar uma pesquisa na cidade de Blumenau (SC) para compreender como o mercado tem se preparado para esta nova realidade de pirâmide populacional e como estas ações estão integradas a projetos de Responsabilidade Social Empresarial, e o resultado foi surpreendente.
Toda empresa que deseja ser sustentável deverá estar adequada as Normas de Responsabilidade Social. Porém a idéia de trabalhar a Responsabilidade Social como um projeto empresarial vai além de uma norma com obrigatoriedade; tenta ser um incentivo para humanização das empresas modernas, bem como chama atenção para responsabilidade que cada cidadão tem com o mundo a sua volta.
Resultados
O índice de empresas que possuem este tipo de projeto em Blumenau é considerado aceitável, já que 60% das organizações já possuem esta prática antes mesmo de se tornar uma obrigação legal.
Entretanto, somente 20% das organizações pesquisadas possuem preocupação com o envelhecimento e realizam alguma pratica voltada ao preparo de seu colaborador para esta nova fase da vida. Constatou-se que 67% das empresas entrevistadas não possuem nenhum tipo de prática para a preparação de seus colaboradores, contra 33% que possuem práticas modestas em relação ao tema. Apenas 20% das empresas pesquisadas realizam algum tipo de orientação para o envelhecimento saudável.
O resultado que mais desperta atenção é o percentual de 100% de empresas que não contratam nem possibilitam o trabalho para pessoas com mais de 60 anos, que denota uma total falta de informação sobre este movimento de transformação etária e geracional que passa a sociedade brasileira.
Apenas 20% das empresas pesquisadas já tiveram alguma preocupação em relação ao seu produto final e o consumidor de terceira e quarta idades. Porém nenhuma delas programou nenhuma ação concreta voltada a este idoso consumidor.
Com estes dados se concluique a discussão sobre o envelhecimento populacional ainda não é uma prática na maioria das organizações empresariais, porémtrata-seda nova demanda emergente do mercado brasileiro. Envelhecimento humano deverá se tornar objeto de atuação estratégica da empresa de vanguarda, e muitas organizações deverão alterar todo seu perfil de cliente e produto em função desta nova realidade.
È possível estabelecer aqui um novo paradigma cultural e empresarial, reconhecer o envelhecimento como um processo natural e inevitável, bem estratégico com o olhar em negócio futuro.