Um novo informe da Oxfam Internacional defende que é preciso fortalecer as capacidades locais de pequenos agricultores em situação de vulnerabilidade, para que possam não só sair da vulnerabilidade, mas ajudar no combate às mudanças climáticas.
Segundo o documento, intitulado ?As pessoas no centro?, há no mundo mais de 1,7 bilhão de agricultores e agricultoras em situação de enorme vulnerabilidade frente aos impactos das mudanças climáticas. Muitos já sofrem de fome, o que os torna ainda mais vulneráveis. Mas, neste contexto, é importante ressaltar, segundo o informe, que existem experiências bem-sucedidas de como fortalecer a capacidade de recuperação a nível local.
?Reproduzir e ampliar os êxitos é fonte de esperança para estes agricultores e pode, também, ajudar a combater o problema das mudanças no clima. É necessário um novo modelo que reconheça os agricultores vulneráveis como parceiros cruciais na hora de criar soluções que potencializem sua capacidade de recuperação e lhes permita contribuir na luta contra as alterações climáticas?, diz o informe.
Para isso, seriam necessários novos e consideráveis investimentos públicos nas instituições de apoio.
Para ler a íntegra do informe, em espanhol, clique aqui.