Os agricultores familiares interessados em explorar o Turismo Rural poderão recorrer às linhas de crédito previstas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf Investimentos – para financiar as benfeitorias necessárias nas propriedades. No Paraná, o Pronaf deverá destinar cerca R$ 1,2 bilhão para o custeio e investimentos para a safra 2007/2008.
Para organizar e atender melhor essa parcela de agricultores familiares que exploram o Turismo Rural, foi lançado o Programa Estadual de Turismo Rural, que será gerenciado pelas Secretarias da Agricultura e do Abastecimento e do Turismo. O programa foi lançado oficialmente no dia 11 de julho, na abertura da VIII Feira Sabores. Para o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, o turismo rural é um forte componente de diversificação da agricultura familiar porque garante renda e mantém as demais atividades rurais da propriedade.
Esse programa vai enfatizar o Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf), já que no Paraná a agricultura familiar representa quase a totalidade dos agricultores. De acordo com o coordenador do programa Turismo Rural, Ednei Bueno do Nascimento, o desenvolvimento de atividades turísticas nestas comunidades tem se apresentado com uma eficiente estratégia de promoção do desenvolvimento local com geração de emprego e renda.
Segundo Nascimento, cerca de 10 projetos de turismo rural no Estado já foram estruturados de acordo com a legislação estadual do Traf. ?Em um ano queremos pelo menos dobrar o número desses projetos, especialmente no Norte do Paraná?, afirmou. Segundo Nascimento, as regiões prioritárias para a exploração do Turismo Rural no Estado é a Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Rota dos Tropeiros, Costa Oeste e o Paraná Centro.
CréditoO crédito do Pronaf poderá financiar os investimentos dentro da propriedade. Para os investimentos em infra-estrutura de apoio ao turismo rural, como adequação de estradas rurais, sinalização e central de atendimento aos turistas, as prefeituras poderão recorrer aos financiamentos do Programa Nacional de Apoio aos Territórios (Pronat), que substituiu o antigo Pronaf Infra-Estrutura.
No Paraná, o programa estadual vai fomentar a realização de ações que estimulem a estruturação das propriedades, promoção de produtos, serviços e destinos de Turismo Rural, através da sensibilização, capacitação e qualificação de técnicos, empresários, agricultores familiares e demais envolvidos com a produção agropecuária e com a atividade turística.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (www.aenoticias.pr.gov.br)