Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Pesquisa revela índice e perfil do consumo consciente no Brasil


16 de dezembro de 2010

st1:*{behavior:url(#ieooui) }

Os Institutos Ethos e Akatu divulgaram, no dia 14 de dezembro, em São Paulo, a pesquisa “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Pesquisa 2010”. O estudo mapeou o perfil dos consumidores e a preocupação destes com a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), em 12 capitais e regiões metropolitanas do Brasil. Foram ouvidas 800 pessoas maiores de 16 anos.



A pesquisa revelou que o índice de consumidores conscientes no país permanece em 5%. Apesar de parecer um número baixo, os institutos comemoram a permanência da taxa, já que considerando o crescimento da população, a permanência do índice significa que houve, na verdade, um aumento de aproximadamente 500 mil consumidores conscientes.



Consumidor consciente é aquele que busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social.



No entanto, a mesma pesquisa verificou um aumento de 25 para 37% no volume total de consumidores considerados “indiferentes”, ou seja, aqueles que estão no oposto do comportamento sustentável. O aumento na massa destes consumidores se deve, segundo a pesquisa, ao maior poder aquisitivo de pessoas que chegaram à classe C. Estima-se que entre 2003 e 2009, 29 milhões de pessoas, em média, passaram a fazer parte deste grupo que é chamado de “a nova classe média brasileira”.



A pesquisa constatou que o termo Sustentabilidade ainda desperta pouco interesse na população, talvez pela dificuldade de ser compreendido e praticado. De acordo com a análise, 56% dos consumidores nunca ouviram falar em Sustentabilidade. E entre aqueles que dizem conhecer o termo, 21% não conseguem dar uma definição para ele. Outros 19% têm uma compreensão incorreta do assunto.



Apenas 16% dos entrevistados disseram se interessar por Responsabilidade Social Empresarial e buscar informações sobre o assunto. Neste quesito, destacam-se consumidores universitários e os pertencentes às classes A e B. A pesquisa mostrou que os consumidores estão atentos às empresas mais responsáveis e que também repudiam a propaganda enganosa.




Políticas públicas



Com base nesta questão, a pesquisa apontou a necessidade de se desenvolverem legislações e políticas públicas que induzam nos consumidores e nas empresas, comportamentos que gerem práticas mais sustentáveis. A diminuição da pobreza e o consequentemente aumento no número de pessoas com maior poder de consumo exigirão o desenvolvimento de medidas que estimulem práticas conscientes de consumo, de maneira a formar uma sociedade sustentável.



Neste sentido, a pesquisa questionou quais medidas as empresas estariam adotando, no momento de divulgar seus produtos e serviços, para gerar comportamentos de consumo mais conscientes. E concluiu ressaltando a necessidade de se separar a idéia de que ?o aumento do consumo gera maior felicidade?, já que “o crescimento da sociedade de consumo, é incompatível com o duplo objetivo de “inclusão social com sustentabilidade”.



O estudo finaliza recomendando que a Sustentabilidade, o Consumo Consciente e a RSE precisam ser traduzidas de forma prática e com propostas concretas, e ressaltaram que tais medidas devem ser percebidas pelo público como uma boa alternativa ao consumismo vazio e insustentável.



Mais informações, acesse: http://www.akatu.org.br



Com informações Adital / Tatiana Félix.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador