Os Bois Bumbás Garantido e Caprichoso, cuja apresentação foi um dos pontos altos do Fórum Social Mundial 2009, têm desde 2008 os seus projetos sociais patrocinados pela Petrobras. Os projetos visam estimular em crianças e adolescentes moradoras de áreas de risco social do município de Parintins, no Amazonas, o desenvolvimento e a consolidação de valores por meio de práticas artísticas e educacionais contribuindo para o resgate e inclusão social.
Desenvolvido pela Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido, o projeto “Aldeia da Arte” existe há dois anos. Ele utiliza a música e a dança como forma de expressão, resgate e valorização da cultura local, que tem sua maior tradição no folclore do Boi Bumbá, reconhecido nacional e internacionalmente e de grande importância para a economia do município de Parintins. O projeto atende, atualmente, em suas aulas de percussão e dança, cerca de 180 alunos, com idades entre sete e 18 anos, oriundos de populações de baixa renda. O “Aldeia da Arte” prevê ainda aulas de xadrez e palestras que abordarão temas como conteúdo e importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), noções de higiene pessoal, doenças sexualmente transmissíveis, nutrição, preservação ambiental e orientação sobre profissões, entre outros.
O projeto “Revitalizando a Escolinha de Artes”, desenvolvido pela Fundação Boi Bumbá Caprichoso, oferece oficinas e cursos ministrados por artesãos, coreógrafos e artistas plásticos parintinenses. Fundada em 1997, a Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle teve suas ações retomadas há dois anos, desenvolvendo um trabalho sócio-cultural e educativo com crianças e adolescentes com idades entre sete e 19 anos, matriculados na rede pública de ensino. Em oficinas de arte-educação, os alunos exercitam e desenvolvem seu potencial intelectual e artístico e encontram condições para uma melhoria no rendimento escolar, porque ocupam suas horas de folga em atividades educativas, como as novas oficinas de informática e inglês básico. Este ano, o projeto pretende atender cerca de 500 crianças e adolescentes em suas oficinas (dança, teatro, música, artesanato, capoeira, etc), propiciando informações técnicas direcionadas as suas aptidões artísticas em preparação ao mercado de trabalho, estimulando a permanência na escola formal e a capacitação profissional.