Um viveiro reformado e ampliado, com capacidade para 180 mil mudas, e uma casa de sementes foram entregues, em setembro, à Cooperativa de Agricultores Familiares do Assentamento Poções, no município de Rialma, em Goiás. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Desenvolvimento Comunitário do Hospital Pio X de Ceres-GO, com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, visa recolher, selecionar e armazenar sementes nativas do cerrado no assentamento.
Com a ampliação, o viveiro da cooperativa, que anteriormente tinha capacidade para produzir 65 mil mudas, passará a produzir, em média, 180 mil mudas de diversas espécies nativas (ipê, peroba, jatobá, copaíba e cedro), além de frutas do cerrado. As mudas poderão ser comercializadas ou plantadas em áreas de reflorestamento, como por exemplo, na recomposição de matas ciliares da região.
Foi inaugurada, ainda, uma Casa de Sementes, destinada à seleção e armazenamento de sementes recolhidas para futuro plantio. Trata-se de uma iniciativa pioneira na região do Vale do São Patrício, que fortalece a agricultura familiar, gera renda e desenvolve a consciência ecológica das famílias do Assentamento Poções.
Projeto Poções
O projeto tem como objetivo a recuperação e conservação de ambientes relacionados com os corpos hídricos superficiais e subterrâneos, ambientes costeiros e marinhos, implementação da gestão integrada de recursos hídricos e promoção de práticas de uso racional destes recursos. Envolve a educação ambiental de jovens e adultos, como forma de multiplicar o conhecimento de métodos sustentáveis de preservação do Cerrado.
A iniciativa viabiliza o acesso à água de boa qualidade, para uso doméstico e produtivo, a 67 famílias. É desenvolvida em parceria com o Ibama regional, Escola Agrotécnica Federal de Ceres, Cooperativa de Agricultores Familiares do Assentamento Poções e Sindicato dos trabalhadores Rurais, utilizando uma metodologia participativa, reflexiva e democrática.
O projeto é referência para os demais assentamentos de reforma agrária e agricultores familiares no ecossistema do Cerrado. Tem o intuito de integrar o desenvolvimento rural sustentável, com participação comunitária, realizando o isolamento de 48 nascentes e sua recuperação, por intermédio das mudas nativas do ecossistema provenientes do viveiro.