Tornar obrigatória a doação de alimentos que perderam valor comercial tem sido uma tendência na Europa. No Brasil também existem projetos de lei específicos para reduzir o desperdício de alimentos e combate à fome. O Projeto de Lei 01-00581/2015 é uma dessas medidas.
A proposta, aprovada em primeira discussão no dia 2 de junho, obriga as empresas que atuam com alimentos, sejam eles processados ou não, a encaminhar à doação o que for considerado impróprio para o comércio, mas que ainda está em boas condições de consumo.
Conforme descrito no projeto, os alimentos devem ser primeiramente doados a projetos ou pessoas físicas que apoiem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, os excedentes também podem ser usados para a fabricação de ração animal ou produção de adubo orgânico.
Toda a responsabilidade pela entrega dos alimentos, bem como o controle sobre a quantidade doada fica por conta das empresas. As companhias ainda devem manter em seus estabelecimentos campanhas de conscientização que evitem o desperdício de alimentos.
O projeto de lei continua em fase de tramitação na Câmara Municipal de São Paulo e está aberta para votação popular aqui.
Fonte: CicloVivo