Entre os dias 26 e 27 de outubro, o Rio de Janeiro sedia o Encontro sobre Certificação em Turismo Sustentável, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O evento faz parte da programação do Destinations2005, o 2º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável. Na sala, representantes de instituições internacionais e organizações que tem programas de certificação em turismo sustentável compartilham os resultados de estudos e as experiências com os sistemas aplicados em diversos países. A idéia é que o grupo proponha uma escala de ações para aprimorar e harmonizar esses sistemas a nível regional, nacional e internacional.
A reunião é focada em quatro temas principais. Eugenio Yunis, da Organização Mundial de Turismo (OMT), aponta ferramentas políticas eficazes para os sistemas de certificação. O processo de acreditação para instituições certificadoras é assunto tratado por Ronald Sanabria, da Rainforest Alliance. Herbert Hamele, representante da Ecotrans, debate os canais de comunicação entre os sistemas de certificação. E Martha Honey, da International Ecotourism Society, analisa as estratégias para introduzir a certificação no mercado.
A reunião é exclusiva para convidados do Pnuma. Os participantes receberão antecipadamente um resumo de cada um dos temas trabalhados durante o evento. No final da reunião, um relatório traz as conclusões das discussões de cada um dos temas e algumas recomendações para futuras ações. Após o evento, os estudos completos serão disponibilizados no site internacional do programa das Nações Unidas (www.unep.org).