Imagine todos os bairros de uma cidade discutidos, com seus problemas e soluções, numa única plataforma digital – e que qualquer um pudesse participar, mostrando desde uma foto de uma calçada quebrada até a ausência de sinalização, passando pelos falhas do posto de saúde e das escolas. Essa é a inovação produzida pela Unisinos, no Rio Grande do Sul, para a cidade de Porto Alegre. A plataforma é dos cidadãos, mas é realizada em parceria com a própria prefeitura.
Na plataforma Portoalegre.cc, a cidade foi transposta para um plano digital interativo. Um espaço onde é possível conhecer a história do local, saber que fatores formam sua realidade e discutir que medidas devem ser tomadas para um futuro melhor.
O “cc” do nome vem do termo Creative Commons, um tipo de licença de propriedade intelectual criado para compartilhar conteúdos culturais com todos. Assim, todo este projeto pode ser utilizado por qualquer um para também fazer um wikispot de um lugar na sua cidade.
Wikicidade é um termo que costuma ser definido como um “espaço virtual que encoraja a participação e a colaboração dos cidadãos” e um “ambiente de troca de ideias, sugestões e reivindicações”.
Criada como um projeto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em parceria com a Prefeitura, a plataforma utiliza esse conceito para representar e mostrar como funcionam os 82 bairros da cidade.
No site, é possível navegar pelo mapa, marcar e apontar situações que fazem bem ou mal à cidade, como uma esquina com publicidade exagerada, zonas de alagamento, falta de segurança, um local onde se pode jogar futebol, rotas que apresentam melhor iluminação, entre outros. Esses conteúdos ficam disponíveis na página e podem ser publicados em redes sociais. Além disso, o blog do projeto publica textos sobre os fatos mais importantes relativos ao relacionamento na cidade online.