Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Práticas agroecológicas se fortalecem no Vale do Ribeira (SP)


13 de outubro de 2010

Representantes das quatorze comunidades quilombolas que participam do Projeto de ?Repovoamento da Juçara?, executado pelo Instituto Socioambiental (ISA), visitaram no fim do ano passado algumas áreas de agrofloresta da comunidade do Guapiruvu, no município de Eldorado, e uma associação de produtores de agrofloresta, no município de Barra do Turvo, ambas no Vale do Ribeira (SP). O objetivo destas visitas foi colocar os quilombolas em contato com comunidades que manejam sistemas agroflorestais, para que possam conhecer as potencialidades deste sistema e sua aplicabilidade nos territórios quilombolas.


A comunidade do Guapiruvu fundou em 1997 a Aguá (Associação de economia solidária e desenvolvimento sustentável do Guapiruvu), que conta atualmente com 120 famílias, das quais 60 participam de projetos de agroecologia. A visita das comunidades quilombolas ao Guapiruvu teve como principal foco um dos projetos, chamado Juceará, que teve início em 2002. Assim como o projeto de repovoamento nas comunidades quilombolas, o Juceará tem entre seus objetivos o plantio de juçara nos quintais, conscientização sobre a questão da extração e discussão sobre alternativas de manejo de palmito, suas sementes e a polpa.


Já Barra do Turvo é um município do Vale do Ribeira que possui muitas famílias adeptas da agroecologia desde 1996, quando a prática foi ensinada em um curso organizado pelo sindicato dos trabalhadores rurais da Barra do Turvo e do Programa da Terra (Proter). Hoje, muitas famílias praticam a agroecologia como forma de geração de renda, por meio de agroflorestas e hortas orgânicas, e comercializam seus produtos tanto em feiras como em mercados do município.


Iniciativas como estas têm estimulado as comunidades de pequenos agricultores e quilombolas do Vale do Ribeira a praticar diferentes alternativas de agricultura que auxiliem a geração de renda com promoção de qualidade de vida e conservação da Mata Atlântica da região.


Repovoamento da Juçara


Projeto de repovoamento do palmito Juçara nas vilas quilombolas do Vale do Ribeira promove atividades de repovoamento participativo, construções de viveiros de mudas, discussões sobre o uso múltiplo da Juçara, além de visitas, cursos e mutirões agroflorestais.


No início de fevereiro, foi realizado um curso e um mutirão de plantio de meio hectare de agrofloresta na mata ciliar do rio São Pedro, na comunidade quilombola de São Pedro, onde foram plantadas várias espécies de frutas e legumes, e onde mais tarde também serão plantadas mudas de Juçara. O mutirão contou com mais de vinte pessoas e com a participação de um agricultor de Barra do Turvo.


Fonte: Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (www.cedefes.org.br)

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador